O novo coronavírus (Covid-19) se manifestou na província de Wuhan, na China e ao longo do tempo, intensificou-se e foi se expandindo ao mundo afora. Um vírus que atualmente, está causando pânico a uma grande parte da população, por ser altamente de fácil contágio e por ter inúmeras pessoas contaminadas em uma grande parte do planeta. Mesmo tendo sintomas semelhantes a uma gripe comum, o coronavírus tende a ser mais agressivo, trazendo mais problemas principalmente se o mesmo for contraído em idosos acima de sessenta anos e crianças de até cinco anos de idade, ou seja em pessoas vulneráveis e com baixa imunidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a pandemia do covid-19 está acelerando e chegou a quase todos os países do mundo, causando um número grandioso de mortes. Ou seja, o vírus chegou a um nível extremamente alarmante e que merece toda a atenção e cautela da humanidade.
Todavia, mesmo com tamanha gravidade da situação, algumas pessoas não temem, não obedecem a regra imposta por autoridades sobre não sair de casa e acabam saindo para praias, bares, entre outros locais onde há aglomeração de pessoas. Trazendo riscos não somente para si, e sim para a população, principalmente para os que são vulneráveis, já que o contágio é transmitido através do contato físico, como aperto de mão, abraços e gotículas de saliva.
Em virtude do que foi mencionado, o ideal, seria cada ser humano fazer a sua parte, como, não frequentar locais onde há movimentação de pessoas, lavar com frequência as mãos, utilizar álcool gel e caso houver sintomas, manter-se em isolamento domiciliar, ratificando a saúde individual de cada um, em função de amenizar as contaminações dessa pandemia, e assim eliminando aos poucos esse vírus.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.