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Por RhayaneNunes
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#60701
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a saúde , como inerente a todo cidadão Brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfânse na prática quando se observa o combate às epidemias no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão emportante como a saúde, diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatos que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas gorvernamentais para combater epidemias. Nesse sentindo, no Brasil diferentemente do estado atual não houve nenhum alerta ou outra medida cabivél para a epidemia não se devastar .
Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista JONH LOCKE, configura-se como uma violação do "CONTRATO SOCIAL", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como, hospitais com todos os recursos necessários, o que Infelizmente é evidente no Pais.
Ademais, é fundamental apontar a falta de cuidado, às epidemias só chamam atenção quando o caso está alarmante, como impulsionador de epidemias no Brasil, segundo a (OMS) Ogarnização Mundial Da Saúde, o que mais se agrava ás epidemias é a falta de atenção básica, poucos profissíonais, tempo de espera por atendimento, falta de leitos para atender a população. Diante de tal exposto, a sociedade de classe baixa ficam de mãos atadas, com sua saúde em risco. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindivél que o Governo, por intermédio de investimento construa novos leitos, postos de saúde, investir em bons profissíonais, a fim da sociedade enfrentar ás epidemias sem colocar sua saúde, e suas vidas em risco de morte .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Lupercalia
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#61225
Sustentabilidade ambiental: Como você pode colaborar com ela?
Existem vários meios de colaborar com a sustentabilidade ambiental. Dar suporte a empresas que preservam o meio ambiente, que descartam a menor quantidade de resíduos possíveis. Mas não são só as grandes empresas que precisam adotar essa política, os membros da sociedade também precisam contribuir. Existe um projeto, cujo o nome é Petlove, tem algumas empresas que já colaboram com esse projeto, as empresas que aderem esse projeto não testa produtos em animais, utilizando produtos dessas marcas você contribui para o menor número de extinção dos animais que também é uma forma de colaboração a sustentabilidade ambiental. Quanto menor for a sua contribuição para as empresas que prezam pelo oposto, melhor para o meio ambiente. O ideal é que você possa utilizar mais de uma vez, sendo material reciclável ou não, utilize, vai ser menor o descarte de resíduos. Absorventes de pano também é uma boa opção para colaborar, além de ser algo fácil e prático que você mesmo pode fazer em casa com panos rasgados ou tecidos, é também muito prático pois pode ser utilizado mais de uma vez. Não usar sacolas plásticas ao fazer compras, é um ótimo método, existem sacolas mais firmes que são vendidas, pode ser utilizada diversas vezes e não existe o perigo de rasgar com tanta facilidade. Em hipótese nenhuma apoiar ou praticar queimadas em florestas ou árvores pois dependemos dela para uma respiração boa e saudável. Jogar lixo no lixo é o mínimo. Não é preciso muito para colaborar
com a sustentabilidade ambiental. Optar por alimentos orgânicos que além de saudáveis não agridem o solo com agrotóxicos é benéfico para você e também para o ambiente. Colaborar com a sustentabilidade ambiental é também colaborar consigo mesmo.
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Por 3m1ly
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#61467
Introdução
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a saúde, <não separa sujeito de predicado (pontuação) - desvio gramatical] como inerente a todo cidadão Bbrasileiro <desvio de maiúscula/minúscula - escrita]. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfânse <desvio de ortografia "ênfase"- escrita] na prática <qual prática?] quando se observa o combate às epidemias no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão emportante <desvio de ortografia "importante" - escrita] como a saúde, diante d(1)essa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatos que favorecem esse quadro. <Deixe mais claro quais são as suas bases argumentativas!]

Comentário
(1) - Escreva no local da vírgula um ponto período e em seguida tire "Diante dessa" e coloque "Nessa".
Você apresentou 3 tipos de desvios, logo perdeu ponto na C1, pois ela admite no máximo dois desvios, temos todos os elementos da introdução (contextualização, posicionamento e base argumentativa), porém acredito que faltou relacioná-los durante o desenvolvimento da introdução, há uma tentativa de relacioná-los de fato, só que ela é muito fraca, além disso o recomendável é ter duas bases argumentativas na introdução e eu estou supondo que a sua base argumentativa é "dificuldade na universalização do direito a saúde", mas mesmo assim acredito que isso seja muito geral, não diz absolutamente nada para a sua tese.

Desenvolvimento
1.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas gorvernamentais <"governamentais" - desvio de escrita, especificamente de ortografia] para combater epidemias. Nesse sentindo, no Brasil diferentemente do estado atual não houve nenhum alerta ou outra medida cabivél <cabível - desvio de escrita, especificamente de ortografia] para a epidemia não se devastar <Quais são as causas da ausência governamental?] . Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista JONH LOCKE <"John Locke" - desvio de escrita (maiúscula/ minúscula e ortografia)], configura-se como uma violação do "CONTRATO SOCIAL" <"Contrato social" desvio de escrita (maiúscula/minúscula)], já que o eEstado <Quando se referir a estrutura governamental de uma nação se escreve com "E" maiúsculo - desvio de escrita (maiúscula/minúscula)] não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como,<"Como" não estar exercendo função de aposto - desvio de gramática (pontuação)] hospitais com todos os recursos necessários, o que Infelizmente é evidente no Pais <"país" - desvio de escrita (maiúscula/minúscula e acentuação)].

Comentário
Na minha perspectiva, os principais problemas desse parágrafo são os desvios, em termos de linguagem formal, e de ausência de argumentos complementares, em termos estruturais. Esse parágrafo foi bem direcionado, tenho duas observações: a primeira, você deveria ter colocado uma paráfrase na introdução sobre o tópico-frasal desse parágrafo e a segunda, especificar as causas que leva a sua problemática a ser um problema, no caso coloque argumentos complementares ou porquês ou consequências ou efeitos, enfim como você quiser chamar.

2.
Ademais, é fundamental apontar a falta de cuidado, pois as às <desvio de gramática (crase)] epidemias só chamam atenção quando o caso está alarmante, como impulsionador de epidemias no Brasil, segundo a (OMS) <Coloque a sigla após o significado dela] Ogarnização <"Organização" - desvio de escrita (ortografia)] Mundial Da Saúde, o que mais se agrava ás <desvio de escrita (acentuação)] epidemias é a falta de atenção básica, poucos profissíonais <"profissionais" - desvio de escrita (acentuação)], tempo de espera por atendimento, falta de leitos para atender a população. Diante de tal exposto, a sociedade de classe baixa ficam de mãos atadas, com sua saúde em risco. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Comentário
Não entendi como isso foi possível, mas em relação ao primeiro parágrafo esse está bem embrionário, enquanto o primeiro parágrafo de desenvolvimento só faltou especificar as causas esse está expositivo, ou seja, fora do padrão dissertativo-argumentativo, mas até que o início está bom, só que depois do tópico-frasal desandou tudo.
O que o desenvolvimento deve ter? Resp.: conectivos, tópico-frasal (argumento principal), repertório legitimado , argumento(s) complementar(es) e a conclusão ou consequência que deve está relacionada ou com o tópico-frasal ou com os argumentos complementares.

Conclusão
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindivél <"imprescindível" - desvio de escrita (ortografia)] que o Governo Federal (Agente), por intermédio de investimento construa novos leitos (Meio/modo), postos de saúde, investir em bons profissíonais <"profissionais" - desvio de escrita (acentuação)], a fim da sociedade enfrentar ás epidemias sem colocar sua saúde, e suas vidas em risco de morte . (Finalidade)

Comentário
A proposta de intervenção deve ter: agente, ação, detalhamento, meio/modo e finalidade, só temos 3 dos 5 elementos válidos, desse modo você irá perder 80 pontos da C5, pois cada elemento vale 40 pontos.



Espero ter ajudado, bom estudo. ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61469
Uma dica, faça projeto de texto antes de escrever, por exemplo, esse é o modelo modelo que eu gosto de usar talvez possa te ajudar .
Modelo
Fase 01 - repertório
Contextualização da introdução ---->
Repertório do argumento 01 ---->
Repertório do argumento 02 ----->

Fase 02 - argumentos
I. Argumento Principal 01:
I.I Argumento complementar (no máximo dois):

II. Argumento Principal 02:
II.I Argumento complementar (no máximo dois):


Fase 03 - Proposta de intervenção
Agente ---->
Ação ---->
Meio/modo ---->
Detalhamento ----->
Finalidade ----->



P.s. planeje antes de escrever ;) ;) ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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