Avatar do usuário
Por Ricard1285
Quantidade de postagens
#124594
O escritor Olavo Bilac, em seu poema “A Pátria”, retrata os anseios por uma nação melhor e mais equilibrada. Em contraste à referência literária, nota-se que o desejo do escritor ainda não foi realizado devido o país, em pleno 2023, ter de combater ao tráfico de pessoas na sociedade. Diante
disso, é imperioso discutir os causadores do problema, com a perspectiva de reverter esse quadro adverso na realidade brasileira.
Convém ressaltar, de início, que a problemática advém, em grande escala, da negligência midiática. Nessa perspectiva, a filósofa Hannah Arendt afirma a falta de divulgação das mazelas sociais como fato responsável pela banalidade do mal, isto é, por conta do corpo civil não ter acesso à proporção do problema, muitos a normalizam. A partir disso, seguindo a ideia da filósofa, nota-se a rede informativa descumprindo o seu papel informacional, já que não divulgam, efetivamente, sobre o tráfico de indivíduos no corpo civil hodierno, fazendo com que a sociedade verde-amarela fique alheia à violência da temática. Dessa forma, é preciso intervir para evitar que o cenário se agrave
no país.
Ademais, esse panorama contraproducente é intensificado pelo desleixo estatal. Nesse sentido, a Carta Magna, promulgada em 1988, constata a obrigação do Estado em assegurar o bem-estar social. Todavia, é evidente a incongruência das afirmações da Constituição com a realidade, visto que o governo não está punindo severamente os sujeitos responsáveis pelo sequestro de indivíduos, dando segurança aos criminosos para continuar com seus delitos. Desse modo, urge modificar essa situação que persiste como mazela brasileira.
Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos estorvos discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério da Justiça- órgão responsável por assegurar a integridade da população- cumprir a Constituição Federal. Isso ocorrerá por meio de punições mais rigorosas, colocando sob pena máxima(30 anos) os criminosos culpados por traficar seres humanos, mostrando a todos o quanto a lei brasileira é eficaz e transpondo segurança a seus cidadãos. Agindo rigorosamente, conforme as leis do país- sem ferir os direitos humanos, sanar-se-ia o conflito e colocaria os anseios de Medeiros em consonância à realidade do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
2156 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
302 Exibições
por Anderson111
0 Respostas 
176 Exibições
por rebeccafroio
3 Respostas 
227 Exibições
por TavioCorteze
0 Respostas 
27 Exibições
por Rayaneeeeee
0 Respostas 
286 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
203 Exibições
por MillyAraujo
0 Respostas 
145 Exibições
por RhaissaS
0 Respostas 
174 Exibições
por juju006
0 Respostas 
67 Exibições
por paulaolivia
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM