Primordialmente, é importante salientar que o desemprego colabora indiretamente com os casos de sequestro de pessoas, já que os indivíduos são atraídos por promessas de emprego em outros países, regiões e com remunerações atraentes, e após são enganados e ficam na custódia de traficantes. Essas pessoas, podem ser submetidas a trabalho análogo à escravidão, exploração sexual ou outra formas de explorações. De acordo com uma pesquisa realizada pela CNN, relatórios da Polícia Federal, apontam que cerca de 36% dos casos de tráfico era com o intuito do trabalho semelhante à escravidão, e 37,2% eram meninas e adolescentes, para serem utilizadas em atividades sexuais.
Ademais, a condição social no país contribui para que indivíduos de classe baixa, aflijam-se na busca de emprego. Em uma pesquisa realizada pelo G1, afirma-se que entre 2020 e 2021, 11,7 milhões de brasileiros entraram em situação de pobreza social. Em conclusão, diante dessa situação alarmante, pais e mães se desesperem em busca de emprego para sustentar sua família, e diante de propostas exuberantes, aceitam sem questionar, bem como são vítimas de sequestradores, m obrigados a executar tudo que for ordenado pelos traficantes, para não ocorrer nada fatal à família e ao próprio indivíduo.
Portanto, deve-se destacar que o tráfico humano, está interligado ao desemprego e a instabilidade social. Sendo assim, cabe a ONU (Organização das Nações Unidas) realizar campanhas, por meio das redes sociais, canais de televisão e panfletos, para atingir toda à população, com a finalidade de orientar sobre os riscos de trabalhos clandestinos e propostas grandiosas, bem como influenciar à população a questionar antes de aceitar propostas de trabalho. Em suma, teríamos uma sociedade mais segura, é completamente oposta ao contexto histórico da novela “Salve Jorge”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.