Primeiramente, atribui-se, à disfunção educativa, a culpa por esse cenário. Isso porque as escolas normalmente não ensinam aos alunos sobre os riscos do fumo, gerando enfermidades por desconhecimento. Murilo Gun, palestrante brasileiro, diz que os colégios apreciam, apenas, o vestibular. A tese de Gun, de fato, é concreta, visto que as instituições de ensino, por focarem, de maneira excessiva, conteúdos associados a exames universitários - reprodução de plantas, estatística -, não oferecem aulas e não elaboram projetos a respeito da prejudicialidade do vício em cigarro. Em efeito, os estudantes tendem, por estarem desinformados diante da omissão instrutiva, a consumir tabaco, o que pode suscitar moléstias, como a deterioração do pulmão, uma vez que, ao serem inalados, os componentes tóxicos do cigarro atacam os alvéolos pulmonares. Dito isso, entende-se que as escolas não devem somente focar as provas.
Em acréscimo, tem-se de problematizar a inoperância governamental. Isso em razão de que, por vezes, o Estado não ajuda no combate ao consumo exacerbado de tabaco, ocasionando complicações a terceiros devido à convivência com fumantes: tabagismo passivo. Billie Eilish, em “Register to vote”, afirma que os governantes ignoram as demandas do povo. A cantora está correta, afinal, por priorizarem o investimento em áreas lucrativas - agronegócio, por exemplo -, os políticos não adotam medidas capazes de combater o vício em cigarro, tais como a criação de publicidades televisivas que desincentivem o fumo e que evidenciem os seus prejuízos. Com isso, muitos indivíduos, por não serem auxiliados informativamente pelo governo, começam a fumar, o que é inadmissível, já que, em virtude disso, os sujeitos que vivem juntos aos fumantes terão de lidar com a fumaça do cigarro, respirando o ar deteriorado e padecendo de contratempos respiratórios, como a asma. Logo, para lutar contra esse empecilho, é fundamental refutar a tese eilishiana.
Dessarte, vê-se o quão essencial é combater o tabagismo. Visando efetivar essa necessidade, o Poder Executivo deve, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde - responsáveis, respectivamente, pelo aprimoramento do ensino e da salubridade -, criar um plano constituído em duas etapas: na primeira, será elaborada, nos colégios brasileiros, uma disciplina chamada “Não ao tabagismo”, na qual serão ensinados os danos provocados pelo cigarro; na outra, serão produzidas, em horário nobre, propagandas televisivas sobre a importância de não fumar. Feito isso, a norma constitucional referida será posta em prática, sem hesitar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.