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Por Julio923249
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#109801
O racismo é uma chaga social no Brasil. Mesmo após um século de abolição da escravatura, a população negra permanece a maioria das vezes nos espaços de prestígio. Porém, a relação de exclusão com base na cor da pele, está presente nos ambientes de trabalho, nas universidades e nos hábitos cotidianos.
A última nação ocidental a conceder liberdade aos escravos de acordo com a "lei Áurea" de 1888, o Brasil buscou construir desde então uma alta imagem de território de respeito às diferenças e de convívio social no país. A Lei Áurea no entanto, foi constituída em seu texto e não contou com qualquer ressarcimento ou política das populações que ficaram tanto tempo afastadas da cidadania, dos direitos á educação e da liberdade de ir e vir.
Se for injustificável o descaso a que acabaram relegados milhares de ex-escravizados, foi também uma persistente luta deles por uma plena liberdade. Entretanto, uma luta que ecoou em seus descendentes e que até hoje se traduz em uma batalha representativa e mais espaços de poder. Además, com a conquista bem conhecida dos brasileiros e das cotas de políticas, eles vão ligando uma mudança na feição das universidades e repartições públicas.
Conclui-se que os avanços na política de inclusão racial no Brasil, continuaram entretanto pontuais e necessitam de pressão organizada da população. E por fim, o país permanece sem uma política de Estado amplo coordenado, que ultrapasse governos e esteja presente em diferentes pastas do ministério da Justiça, com políticas mais úteis da ressolialição da sociedade carcerária, em sua maioria negra.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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