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#81478
No filme “Wall-e”, produzido pela Pixar Animation, um robô foi incumbido de limpar o planeta terra repleto de lixo, principalmente por materiais elétricos, devido ao descarte incorreto das sujeitas produzidas pelos seres humanos. Fora da ficção, observando o atual cenário nacional, nota-se, semelhante à produção artística, a questão do alarmante número de lixo eletrônico como um desafio a ser combatido. Nessa ótica, o consumo exacerbado, bem como a inércia estatal são consideradas fatores agravantes dessa problemática.
Convém ressaltar, a princípio, a cultura capitalista como um perpetuador desse impasse. Nesse sentido, compreende-se como obsolescência programada, conceito desenvolvido por Alfred Sloan, empresário estadunidense, uma estratégia que tem como objetivo provocar, de forma intencional, uma demanda descontrolada no indivíduo, visto que os produtos transmitem a sensação de desatualizados ou defeituosos. Nesse contexto, é evidente a ligação desse conceito com o viés, uma vez que a quantidade de desejos eletrônicos, impulsionado pelo consumo excessivo, gera cada vez mais descartes, os quais direcionados para lixões ou aterros sanitários, o que pode provocar a contaminação do solo, além de prejudicar a saúde do cidadão devido à liberação de componentes tóxicos. Dessa forma, enquanto o pensamento do consumo for colocado em primeiro plano, o entrave não será mitigado.
Ademais, é importante analisar que a negligência governamental representa um forte impulsionador desse obstáculo. Nessa perspectiva, segundo o pensador Thomas Hobbes, é de responsabilidade do governo garantir o pleno bem-estar da coletividade. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, haja vista a falta de políticas públicas que objetivem interromper o avanço do lixo eletrônico, o que diverge da função do Estado de garantir o cumprimento dos direitos da coletividade. Desse modo, é fundamental a participação da máquina pública na resolução dessa adversidade.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar a questão do lixo eletrônico no Brasil. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo cuidado com o meio ambiente e biodiversidade brasileira -, promover a inserção da lei de logística reversa nas principais empresas geradoras de dejetos elétricos, por meio de fiscalizações empresariais periódicas. Essa ação tem como objetivo garantir que as grandes corporações descartem o lixo de forma correta, e assim interromper o avanço desse problema. Assim, conjunturas semelhantes ao filme Wall-e se restrigirão somente à ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#81648
@Wallace

Oi, mano, tudo bem? Vou, de forma sucinta, corrigir a sua redação, ok? ;)

No filme “Wall-e”, produzido pela Pixar Animation, um robô foi incumbido (1) de limpar o planeta terra repleto de lixo, principalmente por materiais elétricos, devido ao descarte incorreto das sujeitas (2) produzidas pelos seres humanos. Fora da ficção, observando o atual cenário nacional, nota-se, semelhante à produção artística, a questão do alarmante número de lixo eletrônico como um desafio a ser combatido. (3) Nessa ótica, o consumo exacerbado, (4) bem como a inércia estatal são consideradas fatores agravantes dessa problemática.

(1) Pode até ser bonitinho, mas - sempre - dê preferência ao uso de termos que fazem parte da nossa rotina de forma mais intensa. Sugestão: substituir "incumbido" por "encarregado"
(2) [C1] Desvio de escolha vocabular (1) - Escolha lexical imprecisa - Sujeitas? Não faz sentido, né? Talvez você tenha pensado em "sujeiras", mas acabou trocando o "r" pelo "t". Cuidado.
(3) [C3] - Por quê? Qual é o problema?
(4) [C1] Desvio gramatical (2) - Vírgula - O uso dessa vírgula está incorreto. Correção: o consumo exacerbado bem como a...

Convém ressaltar, a princípio, a cultura capitalista como um perpetuador desse impasse. Nesse sentido, compreende-se como (5) obsolescência programada, conceito desenvolvido por Alfred Sloan, empresário estadunidense, uma estratégia que tem como objetivo provocar, de forma intencional, uma demanda descontrolada no indivíduo, visto que os produtos transmitem a sensação de desatualizados ou defeituosos. Nesse contexto, é evidente a ligação desse conceito com o viés (6), uma vez que a quantidade de desejos eletrônicos, impulsionado (7) pelo consumo excessivo, gera cada vez mais descartes, os quais (8) direcionados para lixões ou aterros sanitários, o que pode (9) provocar a contaminação do solo, além de prejudicar a saúde do cidadão devido à liberação de componentes tóxicos. Dessa forma, enquanto o pensamento do consumo for colocado em primeiro plano, o entrave não será mitigado.

(5) [C4] Repetição inadequada - Substituir o "como" por outro mecanismo de comparação ou reestruturar o período a fim de subtrair esse erro.
(6) [C3] - Que viés? Especifique. O corretor não tem obrigação de entender coesões ocultas em seu texto.
(7) [C1] Desvio gramatical (3) - Concordância nominal - O "impulsionado" deve concordar com "quantidade". Correção: impulsionada
(8) [C1] Falha de estrutura sintática (1) - Ausência de elemento sintático - Você esqueceu de um elemento sintático nessa construção. Correção: adicionar "são" após "os quais"
(9) [C3] - Pode ou, de fato, provoca? Usar "possibilidade" como uma maneira de relativizar a situação enfraquece, fortemente, o seu argumento. Sugestão: retirar o "pode" e substituir o "gerar" por "gera"

Ademais, é importante analisar que a negligência governamental representa um forte impulsionador desse obstáculo (10). Nessa perspectiva, segundo o pensador Thomas Hobbes, é de responsabilidade do governo garantir o pleno bem-estar da coletividade. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, haja vista a falta de políticas públicas que objetivem interromper o avanço do lixo eletrônico, o que diverge da função do Estado de garantir o cumprimento dos direitos da coletividade (11). Desse modo, é fundamental a participação da máquina pública na resolução dessa adversidade. (12)

(10) [C1] Desvio gramatical (4) - Concordância nominal - Que impulsionador é esse? Nesse caso, há um erro de concordância nominal, uma vez que, ao não concordar o "impulsionador" com a negligência, entende-se que outro elemento (masculino) está em pauta - o que não acontece. Cuidado! :!:
(11) [C3] - Por que diverge? Quais são os efeitos gerados pelo lixo eletrônico que afetam a integridade do bem-estar da sociedade? Você precisa argumentar de forma mais evidente e assertiva! :!:
(12) [C2/C3] - Desenvolvimento extremamente expositivo e pouco argumentativo. Não há boas explicações para a tese apresentada, o que acaba invalidando a produtividade, inclusive, do repertório hobbesiano. Busque, então, desenvolver melhor as suas ideias desde o projeto de texto. Assim, você conseguirá estruturar melhor o seu posicionamento e, com isso, brilhar nas competências referidas.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar a questão do lixo eletrônico no Brasil. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente (13)- órgão responsável pelo cuidado com o meio ambiente e biodiversidade brasileira (14) -, (15) promover a inserção da lei de logística reversa nas principais empresas geradoras de dejetos elétricos (16), por meio de fiscalizações empresariais periódicas (17). Essa ação tem como objetivo garantir que as grandes corporações descartem o lixo de forma correta, (18) e assim (19) interromper o avanço desse problema (20). Assim (21), conjunturas semelhantes ao filme Wall-e se restrigirão somente à ficção.

(13) Agente 1 - OK
(14) Detalhamento do agente 1 - OK / Mas, não recomendo esse tipo de aplicação, principalmente no ENEM. Busque detalhar outros elementos da proposta, não mais o agente.
(15) [C1] Desvio gramatical (5) - Vírgula - Não separe o sujeito do predicado. Correção: retirar a vírgula após o travessão mais próximo
(16) Ação 1 - OK
(17) Modo/meio 1 - OK
(18) [C1] Desvio gramatical (6) - Vírgula - Vírgula inadequada antes do "e". Correção: retirar
(19) [C1] Desvio gramatical (7) - Vírgula - Ausência de vírgulas. Correção: e, assim,...
(20) Efeito/objetivo/finalidade 1 - OK
(21) [C4] Repetição inadequada (2) - Repetição muito próxima do "assim". Correção: retirar o primeiro
(22) [C1] Desvio de convenção de escrita (8) - Ortografia - Escreve-se "restringirão". Correção: restringirão

Avaliação
:arrow: Competência 1 (160)➝ Bom domínio da norma padrão, mas com alguns desvios gramaticais e, pelo menos, uma falha de estrutura sintática.
:arrow: Competência 2 (200)➝ O texto encontra-se formulado de maneira coerente à dissertação-argumentativa; o tema foi bem explorado; há, pelo menos, um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.
:arrow: Competência 3 (160)➝ Argumentação boa, mas com algumas lacunas a serem preenchidas. O projeto de texto foi construído e respeitado de forma assertiva, porém poderia ter sido melhor projetado em relação ao argumento de número 2.
:arrow: Competência 4 (160)➝ Há 2 situações de repetições próximas, sendo uma delas, inclusive, de mecanismos coesivos - algo, fortemente, prejudicial.
:arrow: Competência 5 (200)➝ Os 5 elementos interventivos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento) foram contemplados de forma coerente.
#81746
@Wallace , concordo com todos os pontos do @eurodrigo, única inclusão que faria é a parte "o planeta terra " > Terra deve ser escrito com maiúscula, pois se refere ao planeta.

o seu D2 não apresenta as consequências, o que enfraquece a argumentação e você repetiu alguns elementos coesivos.
Entendo que alguns erros foram por conta da digitação, então a pontuação para c1 seria de 160 mesmo.
a conclusão está perfeita.
#81795
Jotaveh escreveu:@Wallace , concordo com todos os pontos do @eurodrigo, única inclusão que faria é a parte "o planeta terra " > Terra deve ser escrito com maiúscula, pois se refere ao planeta.

o seu D2 não apresenta as consequências, o que enfraquece a argumentação e você repetiu alguns elementos coesivos.
Entendo que alguns erros foram por conta da digitação, então a pontuação para c1 seria de 160 mesmo.
a conclusão está perfeita.
De fato, Jota. Acabei deixando passar o erro de convenção de escrita referente à inicial maiúscula obrigatória, quando relacionado ao planeta, do termo "Terra".

Inclusive, aproveitando o contato, deixo avisado que corrigirei uma redação sua em breve. Costumo "presentar" as pessoas mais ativas do fórum com análises dirigidas. Você é uma delas. :)

Abração! ;)

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Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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