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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o combate ao crime de stalking na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a ausência de proteção. Nesse sentido, as pessoas não se sentem seguras em compartilhar momentos de suas vidas nas redes sociais por medo de perseguições. Essa conjuntura, segundo ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se a violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a obsessão das redes sociais como impulsionador dos relacionamentos abusivos no Brasil. Segundo a série original da Netflix "You", conta a história de um homem que apresenta ser psicopata, pois ao se sentir atraído por alguém busca perseguir a vítima. Diante de tal exposto, fora da ficção casos como esse é comum na sociedade. Logo, é inadimissível que esse cenário continue a se repetir.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Justiça, por intermédio de modificação de leis existente, aumentando os anos de prisão, com o intuito de diminuir os casos desse crime. Assim, se consolidará uma sociedade mais protegida, onde o Estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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