Sob essa análise é necessário salientar que fatores são combinados na estruturação desse problema. Dentre eles destaca-se a famosa cultura brasileira de se opor perante problemas pensando que muita das vezes pessoas mais velhas são extremamente dependentes. Uma vez que indivíduos que não comunicam às autoridades responsáveis sobre alguma forma de abuso, seja ele físico, verbal, psicológico e outros presenciados ou ouvidos ou até mesmo negar assistência a essas populações com idade avançada podem estar colaborando ao sofrimento alheio e em algumas situações podendo levar até a morte dessas pessoas. A Constituição Federal garante a todos direitos básicos , como À vida,À saude,À alimentação entre outros. Direitos esses que não são garantidos ao violar o artigo 6. Casos de pessoas que abandonam ou não oferecem assistência a terceira idade são vistos diariamente no nosso país.
Consequentemente, tais motivadores geram incontestáveis e sérios efeitos na vida dos indivíduos que sofrem de algum tipo de negligencia ou opressão. Tendo isso em vista, a violação do cumprimento aos direitos básicos garantidos na constituição se da pela ineficiência por parte do Estado. Segundo o site oficial do governo (gov.) a taxa de idosos que são vitímas de algum tipo de dano somam em torno de 52,3 mil registros no ano de 2022. Joaquina, de 74 anos sofreu abuso por parte de seus familiares durante 5 anos, ao ser entrevistado ela diz: " Nenhum ser humano na face da terra merece passar por essa situação, você se sente como um verme, sem apresentar nenhuma qualidade".
Portanto, faz se imprescindível que a mídia- instrumento de ampla abrangência- informe a sociedade a respeito da importância de denunciar qualquer tipo de violência por meio de comerciais periódicos nas redes sociais. E também cabe ao governo federal punir as pessoas que não colaboram para obtermos uma sociedade justa por meio de leis de punições afim de erradicarmos os números. Assim, o corpo civil será mais organizado e a violência contra os idosos não serão uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada