Avatar do usuário
Por bylari
Quantidade de postagens Amigos
#94790
O documentário ‘’Envelhescência’’ retrata a história de um grupo de idosos, os quais assumem uma postura independente e livre de estereótipos frente à velhice. Nesse contexto, a perspectiva plena, saudável e positiva dessas vivências subverte os preconceitos relativos a essa parcela do corpo civil e, em função disso, a conjuntura pautada no etarismo é depreciada. Essa representação crítica, por sua vez, ultrapassa a esfera cinematográfica, uma vez que a realidade brasileira é marcada pela imposição de limitações ao comportamento ativo dessa coletividade, tratando-a como incapacitada, fato obstaculizante da integridade pessoal e geradora de diversas violações. Desse modo, não apenas a intolerância coercitiva, como também a negligência e o oportunismo contra essa minoria são problemáticas impulsionadas por esses aspectos.
Diante desse cenário, é importante pontuar, a princípio, a ocorrência de agressões físico-mentais contra os idosos como uma hostilidade persistente no tecido nacional. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como o postulado pelo sociólogo canadense Erving Goffman, a estigmatização de determinados grupos como insignificantes para exercerem quaisquer atividades dentro do espaço social cerceia-os à margem da vida em sociedade, fomentando a objetificação e a vulnerabilização da condição humana, sendo esse princípio notório, sobretudo, na noção precária de envelhecimento enraizada. Como resultado, as ações discriminatórias, opressoras e, não raramente, cruéis, direcionadas à população em idade avançada, tornam-se um produto dessa normalização do posicionamento desses indivíduos como seres inválidos e dependentes sendo, assim, realizadas com frequência e pouco debatidas e denunciadas e, por conseguinte, situações de degradação do caráter corpóreo, moral e psicológico das vítimas desses abusos são irrompidas. Logo, os sofrimentos causados por essa subjugação prejudica a consolidação de uma sociedade livre da violência.
Além disso, é válido ressaltar a conduta omissa e a extorsão patrimonial como entraves ao bem-estar dos idosos. Segundo o abordado na série ‘’Eu me importo’’, na qual uma golpista se aproveita da condição de anciãos abandonados para extorquir os seus recursos financeiros, a dignidade desses cidadãos é desrespeitada quando a garantia da sua segurança, da sua liberdade, da sua saúde e do seu poder de decisão sobre a própria vida é silenciada. Sob essa lógica, a obra constata o quanto essa forma de violência é perceptível, principalmente, em relacionamentos de presumida confiança plena e de cuidado para com as necessidades básicas desses sujeitos quando, contudo, há o aproveitamento do estado de debilidade senil. Nesse sentido, tais maus-tratos vão desde o tratamento insalubre – a falta de higienização e de alimentação – até a tomada dos seus bens econômicos para o usufruto próprio. Como consequência, essas atitudes impróprias causam danos graves ao humilhar, menosprezar e explorar os indivíduos em função da sua velhice, transformando-a em um estágio de vida transtornado. Dessa maneira, o combate a esses abusos é essencial para conter essas violações.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esses impasses. Nessa perspectiva, o Ministério Público deve ampliar os meios de fiscalização, por meio do investimento na vigilância dos asilos, dos cuidadores e dos familiares por agentes públicos a partir, especificamente, do destino de 15% do capital estatal para as demandas do cumprimento do Estatuto do Idoso, a fim de conter a violência contra essa minoria. Cabe, ainda o apoio de campanhas midiáticas para incentivar a denúncia e estabelecer uma realidade semelhante a do documentário.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Mod
Quantidade de postagens
#0
Olá, @bylari! Tudo bem contigo? Primeiramente, parabéns pelo seu texto!!!
Vou enviar a minha correção aqui de forma gratuita, mas ressalto, de início, que não sou profissional, mas tenho experiência prévia em correções. Vamos lá? :D

Competência 1: No desenvolvimento 1 --> "Essa circunstância decorre do fato de que" não está, gramaticalmente, correta! A maneira certa desse período, seria: "Essa circunstância decorre ao fato de que". Além disso, no seu desenvolvimento 2, a maneira correta da frase "Segundo o abordado na série ‘’Eu me importo’’, na qual uma golpista se aproveita da condição de anciãos abandonados para extorquir os seus recursos financeiros, a dignidade" seria separar por um ponto final, já que você está contrastando uma ideia. Fora isso, não vi nenhum erro gramatical explícito, mas não se preocupe que apenas 2 erros não modificam a sua nota na competência 1. Nota: 200

Competência 2: Você compreendeu muito bem a proposta, trouxe repertórios socioculturais para deixar a sua argumentação consistente, sua tipologia textual é a dissertativa-argumentativa e você desenvolve, adequadamente, o tema, parabéns Nota: 200.

Competência 3: O seu projeto de texto está bem explícito, o que é um ponto extremamente positivo do seu texto, muito bem! Adorei a seleção dos repertórios, eles foram essenciais para a sua argumentação e "conversam" diretamente com o tema. Ademais, é claro observar que você resolveu todos os problemas mencionados nos desenvolvimentos, o que favorece diretamente a competência 3. Nota: 200.

Competência 4: Ótima seleção de conectivos! Todas as suas ideias estão coesas, seus períodos não são confusos, mandou muito bem! Vale ressaltar, outrossim, que você articula as suas ideias com conectivos interparágrafos e intraparágrafos, parabéns! Nota: 200

Competência 5: Proposta de intervenção muito bem articulada, com agente, ação, modo, finalidade e detalhamento, respeitando, sobretudo, os direitos humanos! Nota: 200

PS: Minha mãe, corretora de redação do Enem, te deu 960, enquanto eu te dei 1000. (Ela indicou 160 na competência 1).

Fazendo uma média aritmética, a nota final ficou 980, meus parabéns, ótimo texto!
3
Avatar do usuário
Por Hrsio
Quantidade de postagens
#95184
Ficou perfeita a redação pra mim são 1000 pontos meus parabéns
1
Avatar do usuário
Por bylari
Quantidade de postagens Amigos
#95194
Obrigada, @Hrsio, ;)

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
1
Avatar do usuário
Por Mod
Quantidade de postagens
#95469
Olá, @bylari! Tudo bem contigo? Primeiramente, parabéns pelo seu texto!!!
Vou enviar a minha correção aqui de forma gratuita, mas ressalto, de início, que não sou profissional, mas tenho experiência prévia em correções. Vamos lá? :D

Competência 1: No desenvolvimento 1 --> "Essa circunstância decorre do fato de que" não está, gramaticalmente, correta! A maneira certa desse período, seria: "Essa circunstância decorre ao fato de que". Além disso, no seu desenvolvimento 2, a maneira correta da frase "Segundo o abordado na série ‘’Eu me importo’’, na qual uma golpista se aproveita da condição de anciãos abandonados para extorquir os seus recursos financeiros, a dignidade" seria separar por um ponto final, já que você está contrastando uma ideia. Fora isso, não vi nenhum erro gramatical explícito, mas não se preocupe que apenas 2 erros não modificam a sua nota na competência 1. Nota: 200

Competência 2: Você compreendeu muito bem a proposta, trouxe repertórios socioculturais para deixar a sua argumentação consistente, sua tipologia textual é a dissertativa-argumentativa e você desenvolve, adequadamente, o tema, parabéns Nota: 200.

Competência 3: O seu projeto de texto está bem explícito, o que é um ponto extremamente positivo do seu texto, muito bem! Adorei a seleção dos repertórios, eles foram essenciais para a sua argumentação e "conversam" diretamente com o tema. Ademais, é claro observar que você resolveu todos os problemas mencionados nos desenvolvimentos, o que favorece diretamente a competência 3. Nota: 200.

Competência 4: Ótima seleção de conectivos! Todas as suas ideias estão coesas, seus períodos não são confusos, mandou muito bem! Vale ressaltar, outrossim, que você articula as suas ideias com conectivos interparágrafos e intraparágrafos, parabéns! Nota: 200

Competência 5: Proposta de intervenção muito bem articulada, com agente, ação, modo, finalidade e detalhamento, respeitando, sobretudo, os direitos humanos! Nota: 200

PS: Minha mãe, corretora de redação do Enem, te deu 960, enquanto eu te dei 1000. (Ela indicou 160 na competência 1).

Fazendo uma média aritmética, a nota final ficou 980, meus parabéns, ótimo texto!
3
Avatar do usuário
Por bylari
Quantidade de postagens Amigos
#95477
@Mod, Muito obrigada!!! :D

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
73 Exibições
por MariaPasson
1 Respostas 
97 Exibições
por Maell
Violência Financeira Contra o Idoso
por babihurt    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por babihurt
0 Respostas 
41 Exibições
por biferreira
0 Respostas 
51 Exibições
por pietraferraz
0 Respostas 
116 Exibições
por Nayanne
0 Respostas 
20 Exibições
por dudaffsa333
0 Respostas 
215 Exibições
por Ol1veira
a desvalorização do idoso na sociedade
por anapedro1607    - In: Outros temas
1 Respostas 
90 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
65 Exibições
por AndreyReis16
O feio e o bonito

A padronização estética atual[…]

Na obra "Utopia", do escritor in[…]

No que concerne a "O direto de ir e vir n[…]

luiz filipe laura loyse Carla ionara iara0

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM