Avatar do usuário
Por Pauloczz
Quantidade de postagens
#116306
O prestigiado filme ganhador do Oscar Perfume de Mulher retrata a viagem entre um tenente do exercito aposentado, representado por Al Pacino e seu cuidador. Contanto existe uma cena do filme de violência psicológica com o tenente, quando seu sobrinho começa a humilha-lo e despreza-lo por sua cegueira. Portanto é visto que é essencial o combate contra a violência com o idoso no Brasil e que é importante saber que existe diversas formas de violência contra o idoso, não sendo exclusivamente a violência física.
Podemos ver que a violência contra o idoso no Brasil não é recente, ela se mostra desde da formação do Estado brasileiro, fazendo parte da necropolítica, que consiste na eliminação de pessoas consideradas descartáveis pelo Estado. Mostrando que a violência contra o idoso é indiretamente afetada pelas políticas do Estado brasileiro, se mostrando um problema estamental da nossa sociedade. Portanto é essencial uma mudança na sociedade para combater a violência contra o idoso no Brasil.
Ademais, é importante ressaltar que a violência contra o idoso não é só física podendo ser psicológica e negligenciada. Segundo a OMS, a depressão se mostra como uma das principais doenças do século XXI e no qual diversos idosos sofrem por causa da violência tanto física, como psicológica e que careciam de ajuda. Sendo essencial que tenha conhecimento dos diversos tipos de violência contra o idoso e nas doenças que as mesmas causam.
Com isso apresentado, o combate contra a violência com o idoso se mostra essencial para uma nação melhor e também é importante entender as doenças que isso causa. Portanto o ministério dos direitos humanos em conjunto com o ministério da justiça e o ministério da saúde devem criar programas de assistência para idosos vítimas de violência nos hospitais públicos, com terapeutas e médicos dando suporte aos idosos e o ministério da justiça deve aplicar o art.4 da constituição que diz que nenhum idoso é objeto de violência e negligência e punir pessoas que fazem qualquer tipo de violência contra o idoso. Assim, teremos uma sociedade mais igualitária e justa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por lovelylemon
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116349
O prestigiado filme ganhador do Oscar "Perfume de Mulher" (quando for citar filmes, séries, livros coloque o nome entre aspas) retrata a viagem entre um tenente do exército aposentado, representado por Al Pacino e seu cuidador. Contanto existe uma cena do filme de violência psicológica com o tenente, quando seu sobrinho começa a humilhá-lo e desprezá-lo por sua cegueira.(Achei que faltou relacionar a cena do filme com a realidade. Poderia colocar: Fora das telas, a situação apresentada no filme ainda é um realidade vivenciada por muitos idosos no Brasil.). Portanto é visto que é essencial o combate contra a violência com o idoso no Brasil e que é importante saber que existem diversas formas de violência contra o idoso, não sendo exclusivamente a violência física.Faltou colocar a tese; quais são os fatores que causam esse problema
Não esqueça de iniciar o parágrafo com um conectivo!(ex: "Em primeiro lugar", "Primeiramente", "A princípio", etc.)Podemos ver que a violência contra o idoso no Brasil não é recente, ela se mostra desde a formação do Estado brasileiro(até Estado brasileiro seria o tópico frasal então a frase terminaria logo com o ponto em seguida.Aqui já seria o início do repertório, então primeiro começaria com um conectivo, e depois vc explicaria sobre a necropolítica e como ela se relaciona com o tema fazendo parte da necropolítica, que consiste na eliminação de pessoas consideradas descartáveis pelo Estado. (falta de conectivo)Mostrando que a violência contra o idoso é indiretamente afetada pelas políticas do Estado brasileiro, se mostrando*mostrando-se* (use ênclise depois da vírgula) um problema estamental da nossa sociedade. Portanto é essencial uma mudança na sociedade para combater a violência contra o idoso no Brasil.
Ademais, é importante ressaltar que a violência contra o idoso não é só física podendo ser psicológica e negligenciada. Segundo a OMS, a depressão se mostra como uma das principais doenças do século XXI e no qual diversos idosos sofrem por causa da violência tanto física, como psicológica e que carecem de ajuda. Sendo essencial que tenha conhecimento dos diversos tipos de violência contra o idoso e das doenças que as mesmas causam.(usar "as mesmas", "o mesmo" para substituir alguma palavra é erro ortográfico, fica melhor colocar: "... e das doenças causadas por elas".
Com isso apresentado, o combate contra a violência com o idoso se mostra essencial para uma nação melhor e também é importante entender as doenças que isso causa. Portanto, o Ministério dos Direitos Humanos[1. agente], em conjunto com o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde, devem criar programas de assistência para idosos vítimas de violência nos hospitais públicos[2. ação], com terapeutas e médicos dando suporte aos idosos[meio/modo], (faltou finalidade).A 1° proposta foi a criação de programas de assistência, o Ministério da Justiça aplicar o Art.4 é a 2° proposta. Além disso, seria melhor colocar o a função do Ministério da Justiça a questão de uma melhor fiscalização, pq o artigo 4 já é aplicado, mas se o problema ainda existe é pq não é fiscalizado se ele tá sendo cumprido corretamente e o ministério da justiça deve aplicar o art.4 da constituição que diz que nenhum idoso é objeto de violência e negligência e punir pessoas que fazem qualquer tipo de violência contra o idoso. Assim, teremos uma sociedade mais igualitária e justa.
-
obs: - cuidado com a falta de acentuação, ela tiram ponto da C1
- Quando for escrever nome de ministérios, use letra maiúscula
- Procure sinônimo de alguns termos pra não repetir palavras como Estado o tempo todo.
-Não se esqueça de usar conectivos, a falta deles pode tirar ponto na C4
- Não se esqueça de verificar se a proposta de intervenção tem todos os 5 elementos:
agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
58 Exibições
por ronaldjr
0 Respostas 
97 Exibições
por melogabxx
0 Respostas 
87 Exibições
por HEMBA
0 Respostas 
86 Exibições
por HEMBA
0 Respostas 
91 Exibições
por leonupy
0 Respostas 
76 Exibições
por ronaldjr
violência contra o idoso
por mari799    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por mari799
violência contra o idoso
por mari799    - In: Outros temas
1 Respostas 
77 Exibições
por OlrenBeat
violência contra o idoso
por mari799    - In: Outros temas
1 Respostas 
75 Exibições
por mari799
0 Respostas 
154 Exibições
por Kankan

Tem-se visto que está tendo um aumento muit[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM