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Por Aland
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No artigo 1 dos direitos humanos diz que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito". Entretanto, hodiernamente a violência aos idosos mostra que o artigo citado é uma realidade distante, principalmente devido aos déficits no combate a esse tipo de viés. Dessa forma cabe apontar a insuficiência legislativa e o silenciamento como principais causas desse revés.
Sob essa perspectiva , a ineficácia legislatória é o principal motivo para a perpetuação dessa mazela social. Segundo o sociologo brasileiro Sérgio Adorno o estado não deve apoiar a violência, pelo contrário, deve contê-la. Porém, isso não é realizado como deveria de modo que pessoas com idade avançada se tornem vulneráveis a sociedade, que por sua vez torna a violência ao idoso algo recorrente.
Outrossim, é válido ressaltar o silenciamento como grande agravante desse problema. De acordo com o filósofo alemão Jurgem Habermas "A linguagem é uma verdadeira forma de ação". Nessa perspectiva a comunicação em meio a sociedade é o mecanismo ideal para contrapor os obstáculos ao combate da violência em idosos, entretanto, ocorre o contrário, a grande maioria das ocorrências são silenciadas.
Destarte, é imprescindivel que ações sejam tomadas para combater a violência aos idosos. Nessa lógica cabe ao poder legislativo impor consequências mais eficazes, por meio de atualizações no código penal. Além disso cabe ao governo criar campanhas juntamente aos meios de comunicação, visando alertar sobre o problema e prestar apoio as vítimas. Feito isso será possivel extinguir essas mazelas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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