Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a pirataria e o contrabando prejudicam muito as empresas de grande, médio e pequeno porte. Exemplo disso, são as empresas de jogos eletrônicos, com mais de 630 mil títulos falsificados no Brasil em 2012, com o console PS2 sendo o mais afetado pela pirataria. Assim, o combate a essa falsificação trará mais produção, empregos e lucros para essas empresas.
Ademais, vale ressaltar, também, que a perda de dinheiro com contrabando e pirataria no Brasil já passa de bilhões. Segundo o Presidente do conselho nacional de combate a pirataria - Luciano Tim, o contrabando de produtos piratas gera uma perda de R$20 bilhões por ano no Brasil. Com isso, é fato que, a segurança nacional ainda está longe de se considerar eficiente contra esse problema.
Torna-se evidente, portanto, que a questão é grave e precisa de um olhar mais cuidadoso do país. O Governo Federal por meio de
Maximização do uso de procedimentos eletrônicos, a fim de facilitar, dinamizar e otimizar o fluxo do comércio nacional. Para assim diminuir o prejuízo causado pelo grande índice de contrabando e pirataria no território brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.