• Avatar do usuário
#81554
A série animada ‘’Arcane’’ retrata a história de duas irmãs, Powder e Violet, sobrevivendo com seus colegas nos perigos de Zaun, uma cidade repleta de pobreza, caos e bandidos. Enquanto isso, literalmente acima deste local, há a cidade de Piltover, preenchida por membros da elite, ricos e ''gênios'' privilegiados. Fora da ficção, A desigualdade social exposta na série é um dos males do país atualmente, com sua concentração injusta de capital e, consequentemente, aumento da violência e pobreza.
Primeiramente, deve-se considerar que, no Brasil, o acúmulo de riquezas é completamente desregulado e desigual. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), o Brasil esteve em segundo lugar no ranking de má distribuição de renda no ano de 2019, sendo que 1% do mais rico no país representa 28% de sua renda total, o que, por padrão, é uma estatística alarmante, afinal, revela a falta de oportunidades para desenvolvimento individual, assim como os acessos básicos, que deveriam ser direito de cada cidadão, como saúde, educação e moradia.
Contudo, a desigualdade social existente no país é uma das principais consequências para a violência e pobreza existente nele. Retratado precisamente na já mencionada série ‘’Arcane’’, um povo sem oportunidades, vivendo em miséria e injustiça e passando por humilhações tende a optar pela violência para que possam ter o mínimo de acesso ao que é necessário para a sobrevivência humana. É completamente ineficiente a tentativa de resolução deste caso quando o indivíduo já está corrompido pelas consequências da desigualdade, visto que tal questão deve ser tratada pela raiz, de forma que dê oportunidades e acesso a quem precisa, influenciando-os a buscar o bom caminho a partir de uma boa educação.
Destarte, a desigualdade não é um problema de resolução simples. Como já mencionado, a educação e saúde deve ser um direito de cada cidadão, logo, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação deve, ininterruptamente, incentivar o investimento nessas duas necessidades, pois, assim como reduzir o índice de criminalidade, tal aplicação irá diminuir, mesmo que gradativamente até um ótimo resultado, a necessidade por parte da maioria da população, equilibrando, assim, o que deve pertencer a todo o povo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Invisibilidade na sociedade

O romance filosófico "Utopia", re[…]

Olá Hospedar , tudo bem? 😺👋🏻 &[…]

SKKSKDKDK JoaoPedro72 isso é uma obr[…]

Oie, vocês poderiam corrigir minha reda&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM