Em primeiro lugar, vale salientar que na segunda metade do século vinte haviam cerca de 3300 salas de projeção. porém, com o êxodo rural na era da política da industrialização do país, ocorreu uma industrialização desmedida em que a cidade não estava preparada com a infraestrutura— no âmbito do lazer e cultura— adequada. Por conseguinte, todas essas pessoas que se alojaram na periferia não poderiam usufruir da arte nem do cinema.
Ademais, a censura, nos anos da ditadura militar brasileira, desfavoreceu o avanço artístico, pelo receio tido pelos militares das criticas que essas expressões de arte transmitiam. Este cenário que negligencia a propagação do cinema perdura até os dias atuais: Cerca de 60% dos jovens nunca frequentaram uma sessão de cinema, apesar da constituição brasileira assegurar o direito de acesso á arte.
Por fim, com o fito de termos uma abrangência cinematográfica, é mister que o Estado em conjunto com os artistas organizem um projeto de promulgação de arte no interior, nas favelas e comunidades. Através de festivais e plataformas online gratuitas que disponibilizem filmes. Os festivais online terão de ter um cadastro que selecione as pessoas de baixa renda. Com a força do Governo e o engajamento de todos é que alcançaremos o objetivo de levar o acesso ao cinema a todos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.