Primeiramente, é importante destacar a relação hierárquica e autoritária que algumas crianças presenciam em suas casas. Esse tipo de comportamento, que pode ser hostil, agressivo e humilhante por parte dos pais, refletem nas maneiras de agir da criança em seu meio social, a escola. Desse modo, a criança que agredida em casa, verbalmente ou fisicamente, tende se tornar um agressor com seus amigos. Assim, torna-se pertinente citar Paulo Freire educador brasileiro, que defende que "quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido e se tornar opressor". Dessa forma entende-se que, a criança que praticou bullying, é provavelmente vítima da mesma violência que pratica aos seus colegas.
Ademais, também é pertinente salientar o quão desvantajoso é o bullying para a sociedade. Este tipo de violência, é praticado principalmente, contra pessoas que possuem alguma característica diferente do que é considerado padrão, seja o peso do individuo, altura ou modo de se vestir e pode ser considerado como uma intolerância ao que é diferente. Essas práticas podem promover danos irreparáveis a saúde da vítima, como depressão e ansiedade ou contribuir para a evasão escolar das vítimas que se sentem ameaçadas a frequentar a escola. Assim sendo, é relevante considerar a frase do filósofo francês Sartre, que diz que qualquer tipo de violência praticada é considerada uma derrota. Desse modo e, percebe-se que o bullying é uma agressão que promove a exclusão inibe diversidade sendo assim danosa à comunidade.
Portanto, são necessárias ações para combater o bullying nas escolas. Desse modo, é dever do Ministério da Educação promover ações formativas ministradas por psicólogos nas escolas dos bairros, por meio de reuniões com pais e professores, elucidando para este público, como suas ações refletem no comportamento dos seus filhos e alunos e quais maneiras corretas de corrigir os agressores mirins. Espera-se assim diminuir a incidência desta violência nas casas e escolas brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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