Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o bullying nas escolas brasileiras. Nesse sentido o bullying se baseia na ideia de que a violência é um método de obter poder perante quaisquer minorias. Isso acaba agravando o quadro, a criança sente cada vez mais medo de denúnciar e as consequências são terríveis, como: depressão, baixa autoestima, problemas para se relacionar e em casos mais graves, até mesmo o suicídio. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locker, configura -se como uma violação do contrato social, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais é fundamental apontar o Brasil com um índice de 43% dos alunos que sofrem ou já sofreram bullying na escola. O que se vê muitas vezes é que alunos são agredidos fisicamente e psicologicamente dentro do ambiente escolar e não há nenhuma providência tomada pelas autoridades locais. Contudo, existe na escola o despreparo dos professores e dos funcionários em lidar com questões relacionadas ao bullying.
Depreende -se portanto a necessidade de ser combater esse obstáculo. Para isso o governo deve investir mais na preparação dos professores, em palestras feitas para os pais e campanhas a fim de impedir que o problema do bullying se alastre ainda mais e prejudique ainda mais pessoas na sociedade brasileira. É necessário que haja conscientização eficaz para que todos compreendam o bullying como um retrocesso, não como frescura ou exagero dos jovens no Brasil. E retrocesso se combate com avanço e investimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada