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Por alunoquermed
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    • De acordo com o artigo 196° da Constituição Federal de 1988, " a saúde é direito de todos e dever do Estado". Porém, essa medida na realidade não se mostra satisfatória, descumprindo o que rege a Constituição. Com efeito, a negligência governamental e os desvios de verba colaboram para as adversidades da saúde pública no país.

      Nesse sentido, o Brasil possui um dos mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual abrange desde um simples atendimento até os mais complexos transplantes. Na série "Sob Pressão", observa-se a história do cirurgião Evandro, que diariamente combate a escassez de equipamentos com um único propósito, salvar vidas. Analogamente, o governo se mostra negligente em relação à manutenção do sistema o que aumenta cada vez mais os números de óbitos decorrentes da ineficácia Estatal.

      Ademais, muitas vezes, a verba destinada à manutenção dos serviços é desviada, evidenciando a realidade nefasta presente no campo político do governo brasileiro. Segundo o jornal "Estado de Minas", a verba enviada à saúde pública, durante a pandemia do Covid-19, foi desviada e destinada aos gastos militares. Dessa forma, a deficiência do fator administrativo do país condenou e condena milhares de vidas devido a uma má gestão.

      Desse modo, a fim de solucionar esse impasse, é necessária a mobilização de certos agentes. Cabe ao governo promover uma autofiscalização, por intermédio de uma equipe analista, como especialidade em combater esses desvios de forma que proporcione o destino correto à verba. Espera-se, com isso, que a saúde ganhe sua real importância aos olhos governamentais, cumprindo o que rege a Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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