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#81612
Com o passar dos tempos, o Brasil, desde seu Império, foi marcado por evoluções, sejam elas no ramo econômico, tecnológico, político, educacional, dentre outros. Hoje, entretanto, mesmo com transformações, se mostra um país rico em contrastes sociais, onde a miséria e o desemprego predominam. Isso se deve não só pela negligência governamental, mas também pela falta de igualdade de oportunidades de emprego e acesso à educação de qualidade, que intensificam tal problemática.
Em primeira análise, deve-se ter um olhar mais crítico diante da negligência governamental, visto que tal fato proporciona as desigualdades nas diferentes camadas da sociedade brasileira, como a pobreza, desnutrição, marginalização, entre outras. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu "Contrato Social", é dever do Estado garantir e suprir as necessidades básicas da nação, prezando pelo bem-estar social. Contudo, percebe-se que não é dada tal atenção necessária às camadas mais vulneráveis da população, que passam fome e necessidades diante de tal problema.
Além disso, mesmo o Brasil estando entre as 10 maiores economias mundiais, vê-se que não há as mesmas oportunidades de emprego a todos, sendo a falta de acesso à educação de qualidade outro fator que influencia na desigualdade, visto que o conhecimento possibilita a entrada no mercado de trabalho e, consequentemente, promove renda. Porém, tal dificuldade, reflete na carência de funcionários bem qualificados e acarreta na economia das famílias mais pobres.
Portanto, medidas devem ser tomadas com o intuito de garantir assistência e promover igualdade social na sociedade brasileira para que o máximo divisor comum não seja a miséria. Para isso, é dever do Governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promover palestras e oportunizar cursos de qualificação e iniciação profissional em escolas da comunidade, para que os brasileiros sejam preparados para o exercício de uma profissão. Além disso, cabe ao Ministério da Economia intensificar o Plano Brasil sem Miséria (BSM) e gerar novas oportunidades trabalhistas à população brasileira, a fim de atender a problemática acerca dos contrastes sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#81614
Bom… sou nova aqui então não sei como funcionam as correções.
Essa é a minha primeira redação e gostaria muito que alguém me ajudasse nesse grande passo na minha vida.

Andei dando uma olhadinha em algum textos e vou marcar algumas pessoas que marcaram, para que deem uma olhadinha no meu. Aos demais: fiquem a vontade para ler também.

@Gi69 @geoca @maiconpgtu @anasilva1 @juliardrgs @Anne24 @Eubrooke @eurodrigo @GabyyOliver @beatrix @EmillyySilva @thayolivb @anaclaradll @willoliveira  ... +
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

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