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#58260
No Artigo 205 da Constituição Federal brasileira, a educação apresenta-se como direito de todos e dever do Estado e da família. No entanto, no atual cenário do país, há inúmeros impasses que tornam a educação de qualidade e o ensino superior uma realidade distante para população de baixa renda. Apesar disso, o avanço do EAD pode colaborar para um futuro promissor e democratizado da Educação. Dessa forma, convém analisar as possíveis causas para o impasse exposto e de que maneira o ensino a distância pode auxiliar na resolução desse.
Em primeira análise, convém destacar o número de vagas que as universidades dispõe e o número de candidatos que concorrem a essas vagas. Um exemplo é as pouco mais de 230 mil vagas de universidades públicas e os mais de 1 milhão de inscritos no Sisu 2020. Nota-se então, que a quantidade de estudantes que buscam vagas nas universidades é maior do que o número de vagas disponíveis, isso impossibilita a entrada dos candidatos no ensino superior. Além disso o número de jovens entre 19 e 24 anos que frequentam a universidade e trabalham ao mesmo tempo em 2019 foi mais de 48%, segundo o Datafolha. Durante o processo de formação os alunos podem ser forçados a trancarem o curso por falta de tempo para os estudos, cansaço ou incompatibilidade de horários. Os fatos citados podem impedir o ingresso na faculdade e a conclusão do curso.
Entretanto, o EAD pode contribuir para a resolução das problemáticas citadas, pois ele aumenta o número de vagas para os cursos, já que as novas tecnologias proporcionam mecanismos que favorecem a educação de qualidade a um maior número de pessoas. Além disso, o EAD permite a flexibilidade de horários das aulas e não torna necessário o deslocamento do aluno até a universidade, isso permite uma economia de tempo, que pode ser usado nos estudos, descanso e lazer.
Portanto, analisando os problemas citados e a maneira que o EAD pode contribuir para o futuro da educação, convém que o Ministério da Educação, invista na Educação à Distância, por meio de verbas e qualificação de professores, fornecendo, por exemplo, cursos preparatórios e aparato necessários, para que estes estejam preparados para fornecer educação de qualidade aos estudantes do modo de Ensino à Distância.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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