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#51681
A Constituição federal provê o direto à educação a toda a sociedade brasileira. Paralelamente, a realidade do avanço do ensino à distância (EAD) e o futuro da educação se conectam em favor da garantia dessa premissa. Nesse sentido, é fulcral analisar que, apesar dos notórios benefícios que o EAD vem proporcionando ao sistema de educação nos últimos tempos, há uma controvérsia sobre a integração desse ao futuro da educação ser uma escolha inteligente ou não.

Em primeiro lugar, convém mencionar os efeitos positivos do EAD no sistema de ensino atual. Nesse viés, segundo uma pesquisa divulgada pelo INEP, chamada Censo da Educação Superior (2018), o número de alunos que ingressaram em cursos de graduação no Brasil corresponde a 3,4 milhões, 6,8% a mais que o ano de 2017, conquista ocasionada exclusivamente pelo EAD. Com isso, vê-se que a recente modalidade é uma grande responsável pelo aumento do acesso a oportunidades de estudo e profissionalização, visto que permite a inclusão de pessoas com dificuldades de comparecer ao ambiente físico, o que a torna, portanto, importante recurso de relevância social. Sendo assim, fica claro o enorme avanço do EAD e, por conseguinte, a sua influência na forma de transmissão da educação.

No entanto, existe uma levantada dubiedade em relação à desqualificação ou não do processo educativo por causa do EAD. Tal ocorrência pode ser observada na notícia divulgada pelo site G1, em que a exclusão súbita do modelo presencial do curso de Jornalismo, na faculdade Estácio (Salvador), despertou o sentimento de descaso da instituição em inúmeros alunos, alegando que seriam afetados pela falta das experiências práticas em laboratórios e estúdios. Nota-se, então, que o EAD ainda não possui recursos suficientes para suprir todas as vantagens que o modelo à presença dispõe aos estudantes. Assim, é válido afirmar que a adesão exclusiva do EAD pelos departamentos de ensino, no contexto atual, faz-se ineficiente, o que explica o repercutido questionamento sobre o uso do modelo.

Diante do exposto, faz-se necessária a aplicação de medidas para resolver o impasse supracitado. É mister que as escolas integrem os recursos do EAD ao presencial parcial e gradualmente, de forma a ver como os alunos reagem e se adaptam, por meio de projetos compartilhados em uma plataforma online criada pelo governo, para possibilitar consensos precisos sobre como guiar o modelo educacional no futuro da melhor maneira para os envolvidos. Só assim prevalecerá, finalmente, a garantia provida pela Constituição na prática a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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olá , desculpa a demora para a correç[…]

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olá sou wagner123 e venho corrigir a sua[…]

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