Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#48677
O aumento no número de fumantes entre jovens brasileiros.

Inicialmente utilizado como meio medicinal, o tabaco obteve maior destaque após a Revolução Industrial e a mudança significativa na rotina de trabalho com o avanço do capitalismo, período o qual o fez ser conhecido e manuseado mundialmente. Na atualidade, ainda que comprovado cientificamente como nocivo à saúde, destaca-se o prejudicial aumento do número de fumantes entre jovens brasileiros, fato que contribuiu para o agravamento de casos de dependências e doenças que segundo a Organização Mundial da Saúde, leva uma pessoa à morte a cada seis segundos, o que equivale a seis milhões de pessoas por ano.
O documentário “Scene Smoking: Cigarettes, Cinema and the Myth of Cool”, dirigido por Terry Moloney em 2001, deixa exposta a construção do glamour de fumar em cena, e expõe que desde os filmes mudos, essa prática é retratada na cinematografia como uma atitude atraente. De maneira análoga, filmes como “Bonequinha de Luxo”, de 1961, e “Chinatown”, de 1974, apresentaram essa concepção, ao exibirem personagens que ao fazerem uso do tabaco, personificam um comportamento sedutor , uma conduta desejada por uma juventude saudável e moderna. Mesmo com a aprovação de uma lei americana em 1988, a qual proibiu o pagamento dos cachês para atores usarem cigarros no decorrer do enredo da película, a representação da droga em questão não foi extinta, visto que, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol em 2011, adolescentes que assistem longas-metragem com intérpretes submetidos à nicotina, possuem maior chance de adquirir esse hábito prejudicial, o que os torna diretamente influenciados por essa indústria.
Ademais, em consequência do uso de tabaco, doenças crônicas respiratórias causadas pela ação da nicotina favorecem a formação de um grave cenário para a qualidade de vida dos indivíduos tabagistas. De acordo com um estudo publicado pela revista Veja em 2015, mesmo após pesquisadores e médicos afirmarem que o fumo precede disfunções no organismo, cerca de 40% dos usuários acreditam que alguns tipos de cigarro não fornecem dano à saúde. Um dos fatores participativos dessa problemática foi o surgimento de vaporizadores, um modelo que não se assemelha ao produto tradicional e esquiva-se da aparência maliciosa que comumente lhe é vinculada, porém, o vapor desses dispositivos pode ser até quinze vezes mais cancerígeno que a fumaça do cigarro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No cenário social vigente, o estigma associ[…]

Muito obrigado pela correção!! Sobre[…]

Redação incrível. Obedecendo […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM