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Por DanielCeolin
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#76020
Em meados de julhos de 2016 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou
que a obesidade, por ser uma doença crônica, progressiva e recidivante, é uma
pandemia. Pesquisas realizadas ao redor do mundo mostram que mais de 1 bilhão
de pessoas adultas estão acima do peso - dessas, 500 milhões são obesos.
Infelizmente, no Brasil essas estatísticas são piores, o excesso de peso está
presente em mais de 60% dos adultos e a obesidade em 20% de todos os brasileiros.
Portanto, analisando esses dados ao longo dos anos, vemos que o índice de
sobrepeso no Brasil dobrou entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%, de
acordo com o IBGE. Ademais, a falta de um corpo saudável pode levar pessoas a ter
problemas de saúde, tais como hipertensão (pressão alta), depressão e diabetes e
se não for tradada corretamente pode levar à morte.
Além disso, para "ajudar" as estatísticas, essa nova geração está sendo criada
muito em frente de smartphones, tabletes televisão e vídeo games, levando a
geração futura à ser mais sedentária e obesa. Além do mais, o sedentarismo e
a obesidade diminui a expectativa de vida e aumenta problemas de saúde.
Por fim, vemos que há a importância de a prefeitura implementar nas escolas mais
atividades ao ar livre que ajudem a delimitar o aumento do índice de sobrepeso.
Assim como a colaboração da sociedade com projetos sociais tais como a SBEM-SP
(Sociedade Brasileira Endocrinologia Metabologia Regional SP) que auxilia no
tratamento e prevenção no combate contra a pandemia da obesidade que tanto
assola o Brasil nesses dias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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