Diante desse cenário, o crescente acréscimo de golpes financeiros é negligenciado por parte do estado, prejudicando os usuários. Nesse sentido, Norberto Bobbio-filósofo italiano- desenvolveu o "Dicionário de política", a partir do qual o Estado deveria garantir não apenas o direito básico de segurança, mas também assegurar que a população usufrua na prática. Nesse modo, o Brasil possui usuários que não usufrui do direito denunciado por Bobbio, na medida em que fazem compras on-line, acessam sites bancários e recebem promoções de benefícios. Assim, a falta de segurança no meio digital representa grave incômodo para a sociedade.
Além disso, a questão do aumento de roubos pela internet evidência a maldade humana, que se subverteu, transformando-se em um problema e fragilizando a população. Ademais, a filósofa Hannah Arendt, em sua obra "Eichmann em Jerusalém", denúncia a banalidade do mal: a capacidade inerente a todo ser humano de considerar a crueldade como parte do seu cotidiano. Dessa forma, o pensamento de Arendt é verídico, pois o problema é romantizado pelos brasileiros, se tornando cada dia mais comum para os grupos vuneráveis: menores de 25 anos e idosos-maioria- que não possui um amplo conhecimento à segurança na internet. Com isso, falta leis que criminalizam essas práticas.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o aumento de golpes financeiros na internet. Nesse sentido as Escolas - responsáveis pela transformação social- devem descontruir a falta de conhecimento à segurança no meio digital, por meio de projetos pedagógicos, como aulas e oficinas capazes de diminuir a escassez de experiência aos cuidados no meio digital. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a perversidade humana e de garantir que o Brasil seja uma nação justa e solidária, e de fato, livre dos golpes financeiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.