De início, há de se constar a situação desses indivíduos. Por isso, Karl Marx, sociólogo alemão, abordava questões da desigualdade social, criticando o capitalismo. Seguindo essa linha de raciocínio, o indivíduo que está inserido nessa sociedade está sujeito a se corromper, tornando os seus interesses mais importantes do que os outros, nesse sistema que todos estão em constante competição. Essa situação faz com que ele, juntamente com o apoio da tecnologia, cometa crimes digitais, como os golpes financeiros pela internet.
Outrossim, a desinformação da sociedade também contribui para esse cenário adverso. Assim, segundo o portal G1, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas caíram em golpes digitais de Janeiro a Fevereiro do mesmo ano. Tendo isso em vista, é fato a desinformação sobre o assunto, uma vez que em uma sociedade com melhor educação não teriam dados tão altos. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Por fim, cabe ao Ministério da Economia, a fim de reduzir os golpes financeiros no país, a realização de palestras, por meio das mídias brasileiras, como rádios, televisões, etc. Tais palestras deverão abordar temas sobre os golpes financeiros, e como previni-los.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.