Avatar do usuário
Por Pedro017
Quantidade de postagens
#119106
Na série animada "Cyberpunk: Edgerunners", disponível na plataforma de streaming Netflix, retrata o tema dos golpes financeiros na internet. Nela, os personagens - Em uma sociedade futurista e cheia de tecnologias -, cansados de serem manipulados por empresas de grande porte, optam por se transformar em "Mercenários", um grupo que sobrevive realizando roubos e golpes financeiros. Não muito distante da série, a sociedade brasileira enfrenta o mesmo problema, já que muitos indivíduos, contagiados pelo sistema, realizam golpes na internet. Ademais, é importante citar a desinformação da sociedade sobre esses golpes.
De início, há de se constar a situação desses indivíduos. Por isso, Karl Marx, sociólogo alemão, abordava questões da desigualdade social, criticando o capitalismo. Seguindo essa linha de raciocínio, o indivíduo que está inserido nessa sociedade está sujeito a se corromper, tornando os seus interesses mais importantes do que os outros, nesse sistema que todos estão em constante competição. Essa situação faz com que ele, juntamente com o apoio da tecnologia, cometa crimes digitais, como os golpes financeiros pela internet.
Outrossim, a desinformação da sociedade também contribui para esse cenário adverso. Assim, segundo o portal G1, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas caíram em golpes digitais de Janeiro a Fevereiro do mesmo ano. Tendo isso em vista, é fato a desinformação sobre o assunto, uma vez que em uma sociedade com melhor educação não teriam dados tão altos. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Por fim, cabe ao Ministério da Economia, a fim de reduzir os golpes financeiros no país, a realização de palestras, por meio das mídias brasileiras, como rádios, televisões, etc. Tais palestras deverão abordar temas sobre os golpes financeiros, e como previni-los.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Samara102006
Quantidade de postagens Amigos
#119118
Olá @Pedro017,como está? Espero que bem, como foi pedido vou pontuar brevemente alguns aspectos que observei em sua redação. Lembrando que não sou especialista e posso me equivocar em algum momento :D

· Introdução: você iniciou o texto com um repertório muito interresante e pertinente. Só acho que a sua tese não ficou muito clara porque há alguns erros de de estrutura :/

· D1: Você não anuncia na introdução que vai falar sobre a situação dos indivíduos e por isso você acaba expondo algo que não foi apresentado ao leitor desde o começo. Dava pra ter estruturado melhor, mas a argumentação tá boa :)

· D2: Esse parágrafo ficou raso em comparação com o outro, você não detalha tanto de que forma ocorre essa desinformação.

· Conclusão: Você apresenta os principais pilares da conclusão, parabéns :geek:. Porém não dei 200 na competência 5 porque não está bem estruturado.

Enfim, você está no caminho certo só basta se aperfeiçoar na estruturação, lendo redações nota mil e praticando, também sugiro fazer um projeto de texto antes de começar a escrever.

Parabéns! 💜
1
Avatar do usuário
Por Pedro017
Quantidade de postagens
#119119
@Samara102006 Obrigado pela correção!
Somente algumas pontuações
- Sobre a indrodução: Me inspirei na redação nota 980 dessa semana. achei interessante o jeito que ele abordou os argumentos e decidi testar...
- Sobre o D1: a tese está no final na antepenúltima linha. Como eu disse antes, me inspirei na redação 980 dessa semana. Ele colocou essa tese no mesmo lugar que eu coloquei.
- Sobre o D2: com isso eu concordo. As linhas do meu caderno estavam acabando e não deu pra colocar muita coisa.
- Conclusão: XD.
Ademais, muito obrigado pela correção!
1
Avatar do usuário
Por Samara102006
Quantidade de postagens Amigos
#119124
Tendii, também faço bastante isso e sofro do mesmo problema com a quantidade de linhas ksks
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119502
Oi, Boa noite !

[A] série animada "Cyberpunk: Edgerunners", disponível na plataforma de streaming Netflix, retrata o tema dos golpes financeiros na internet. Nela os personagens — em uma sociedade futurista e cheia de tecnologias —, cansados de serem manipulados por empresas de grande porte optam por se transformar em "Mercenários", um grupo que sobrevive realizando roubos e golpes financeiros. [De forma semelhante ao cenário da ] série, a sociedade brasileira enfrenta o mesmo problema, já que muitos indivíduos, contagiados pelo sistema, realizam golpes na internet. Ademais, é importante citar a[ influência da desigualdade social] e a desinformação da sociedade nesses golpes.
( apresentou apenas 1 tese na introdução, " a desinformação da sociedade ", precisa acrescentar a outra, além disso a tese 1 deve ser desenvolvida no desenvolvimento 1 e a tese 2 no d2.)

De início, há de se constar a situação desses indivíduos. Por isso, Karl Marx, sociólogo alemão, abordava questões da desigualdade social, criticando o capitalismo. Seguindo essa linha de raciocínio, o indivíduo que está inserido nessa sociedade(que sociedade ? Capitalista?)está sujeito a se corromper,(de que forma? )tornando os seus interesses mais importantes do que os outros, nesse sistema que todos estão em constante competição(porque ?). Essa situação faz com que ele, juntamente com o apoio da tecnologia( de que maneira a tecnologia facilita os golpes?) , cometa crimes digitais, como os golpes financeiros pela internet.(Pode falar quais são os grupos mais afetados, por exemplo os idosos e sobre as consequências dessa ação.)
( Pode organizar melhor a apresentação das ideias e fazer uma relação mais forte como o repertório.)

Outrossim, a desinformação da sociedade também contribui para esse cenário adverso. Assim, segundo o portal G1, em 2022, cerca de 1 milhão de pessoas caíram em golpes digitais de Janeiro a Fevereiro do mesmo ano. Tendo isso em vista, é fato a desinformação sobre o assunto( que informações faltam para que os usuários não caíam em golpes?) , uma vez que em uma sociedade com melhor educação não teriam dados tão altos.( como a educação tem relação com o tema? A escola é responsável?)Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
( pode detalhar alguns pontos da argumentação, observação: mencionou a desinformação da sociedade na introdução e aqui no d2 falou sobre " educação" fica confuso, pode falar que a desinformação também é causada pela falha escolar que não orienta os alunos desde cedo, mas precisa deixar isso claro na introdução tá?)

Por fim, cabe ao Ministério da Economia(agente), a fim de reduzir os golpes financeiros no país,(intuito)a realização de palestras,(ação) por meio das mídias brasileiras, como rádios, televisões, (meio)etc. Tais palestras deverão abordar temas sobre os golpes financeiros, e como previni-los.
( Falta o detalhamento de um dos pontos.)

Desculpa pela demora e bons estudos !
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
53 Exibições
por Mayarinha
1 Respostas 
131 Exibições
por anaclaradll
0 Respostas 
68 Exibições
por SKrys
0 Respostas 
60 Exibições
por AnnyS2
2 Respostas 
154 Exibições
por LevyJ
0 Respostas 
88 Exibições
por Daniellelima
0 Respostas 
63 Exibições
por Karlarhayna0
9 Respostas 
323 Exibições
por Jambo
0 Respostas 
71 Exibições
por Jacauna
0 Respostas 
65 Exibições
por Daniellelima

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM