Conhecida como “Cidadã”, por ter sido concebida no progresso de redemocratização, à Constituição Federal foi promulgada e 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, a omissão e ineficiência do Governo frente a maldade humana e aplicações de leis como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – favorece a perpetuação dessa injustiça. Os criminosos aplicam golpes através de manipulação psicológica ou compra de dados zona da internet conhecida como “deep web”, obtendo assim vantagens para si mesmos, burlando e prejudicando a vida de outros, sem nenhuma punição. No entanto, é inadmissível que existam direitos garantidos por lei contra crimes como esses e não sejam efetivados na prática.
Segundo Fuller, relevante “designer” e escritor norte-americano, “a humanidade obtém tecnologias corretas, mas não as usam com a finalidade de educação”. A ignorância representa um obstáculo para o combate as práticas enganosas no meio tecnológico. O golpe da pirâmide financeira é um dos principais tipos de fraudes realizadas em nosso país, principalmente por meio dos “grupos de Pix” no WhatsApp, com promessas de “dinheiro fácil” na qual muitos acabam acreditando e levando a diante pois ela precisa tanto de dinheiro, que acredita nas coisas mais absurdas, presumindo que exista uma solução simples, fácil e acessível. Nesse cenário, a história criada pelos golpistas é vista como a salvação.
Dessa forma, para que golpes financeiros na internet deixem de ser um desafio. É de suma importância que seja feita algumas intervenções de cunho educativo que contemplem toda a população brasileira, com a finalidade de se atentar aos sinais de golpes na internet. O Estado deve, portanto, promover a fiscalização da observância das leis, na prática, assegurando as vítimas de atentados como esses, para que a internet seja um lugar mais seguro financeiramente. Somente assim a sociedade conseguirá superar esse impasse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada