Criada em 1988, a Constituição diz que todo brasileiro tem a garantia da segurança das suas informações. Entretanto, nas últimas décadas o sistema de armazenagem dos dados de residentes brasileiros tem sofrido atentados severos. Diante desse cenário, é possível determinar que essa frequência é determinada pela falta de atenção do sistema de TI de redes bancárias e até mesmo pela não fiscalização de autoridades maior.
Em 2020 o Governo Federal por meio do Ministério da Economia lançou o o uso do PIX como nova plataforma de pagamentos em questão de segundos no Brasil. Logo, atentando-se para o lado ruim, esse recurso facilitou golpitas a usufruirem desse poder com ganâncias e enganos. Além disso, é de suma importância destacar que a maioria dos casos de golpes são os cidadãos entre 36 a 50 anos, segundo o portal da EBC.
Ademais, convém ressaltar que Cazuza ao dizer que o passado se repete no futuro estava totalmente certo, tendo em vista que antes mesmo da criação dessa inovação, os fraudes já estavam em ação por meio das Transferências Eletrônicas (TED) ou por extravios de cheques.
Em suma dos fatos mencionados, é imperioso que o Ministério da Segurança Pública com parceiria dos bancos, crie, por meio de verbas governamentais e doadas, investimentos na área da tecnologia, como uma melhor programação, com a finalidade de que se evite a vulnerabilidade de documentos de residentes do território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.