“O vegetarianismo é um link para a perfeição e paz", como cita River Phoenix, no entanto, destaca-se que o consumo diário e em excesso de alimentos de origem animal podem causar problemas de saúde, como o aumento de doença cardiovasculares e o risco de câncer. Certamente, torna-se óbvio a necessidade de adaptar uma alimentação adequada, segundo o IBOPE cerca de 75% da população brasileira optou pela melhoria na saúde e bem-estar.
Ademais, a pecuária bovina é responsável pela emissão dos gases-estufa, como o gás carbônico e o metano, e o aumento da concentração desses gases na atmosfera é o que intensifica o efeito estufa, como também, florestas são derrubadas para abrir pastagens para os rebanhos e, para a limpeza desses terrenos, são realizadas as queimadas, o que emite também gases poluentes, ocorre bastante no Brasil por ser o maior exportador de carnes. Sem dúvida, quanto maior for o consumo de carne, maior será o rebanho criado e, consequentemente, maior o prejuízo para o meio ambiente.
Desse modo, o ministério da saúde e o ministério do meio ambiente junto com a mídia que tem uma grande influência, poderiam usar seus métodos e informa a sociedade sobre os benefícios eficazes do vegetarianismo, como também criar programas, e realizar palestras para conscientizar e mostrar como o consumo excessivo de carnes pode ser prejudicial à saúde, e como pode ser algo desvantajoso para o meio ambiente, com o objetivo de que o vegetarianismo aumente cada vez mais no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.