Em primeiro lugar, é necessário salientar que um dos fatores a serem enfrentados é a dependência química. Nesse sentido, a dependência química é uma condição complexa e multifatorial, caracterizada pelo uso compulsivo e descontrolado de substâncias estimulantes, levando a alterações neuro químicas e comportamentais. Essa condição afeta não apenas o indivíduo dependente, mas também seu convívio familiar, social e profissional.
Outro ponto relevante é a pressão social e a cultura do desempenho que permeiam a sociedade atual. A busca incessante por produtividade e sucesso pode levar as pessoas a recorrerem a substâncias estimulantes como uma forma de alcançar seus objetivos. No entanto, essa mentalidade favorece o surgimento de quadros de ansiedade, depressão e esgotamento físico e mental, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos.
Portanto, ao entender que a dependência química gerada pelas substâncias estimulantes está diretamente ligada à saúde mental, é tempo de combater esse grave problema. Cabe ao ministério da Família e dos Direitos Humanos - responsável pelo encabeçamento da manutenção da seguridade social - promover, em parceria com prefeituras, por meio de criação de centros de apoio e tratamento para pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso. Dessa maneira, haverá a diminuição da prática das substâncias estimulantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.