Em primeiro plano, é imperioso pontuar os ideais capitalistas de produtividade e lucratividade como os principais motivadores para o ampliamento das queimadas nas florestas do país, haja vista que esse método acelera o preparamento da terra para atividades agropecuárias. Segundo Max Horkheimer, filósofo frankfurtiano, esta atitude está relacionada ao conceito de razão instrumental, uma racionalidade usada para explorar os recursos naturais e adquirir lucro. Nesse sentido, o agravamento dessa prática egoísta é um fator prejudicial a sustentabilidade da nação. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Outrossim, evidencia-se, por parte do Governo, uma parcela de culpa diante desse problema ambiental. Conforme Aristóteles, a Política deve garantir a harmonia social. Contudo, essa máxima aristotélica vem sendo ignorada, uma vez que os Poderes brasileiros não têm tomado medidas concretas para diminuir o número de abrasamentos nem mesmo em seus principais biomas, Cerrado e Amazônia, os quais, nos últimos anos, sofreram bastante devido às chamas. Consequentemente, tal posição do Estado só agrava cada vez mais a situação.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir a incidência desses incêndios em áreas florestais. É dever do Ministério do Meio Ambiente, através de uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desenvolver um projeto de supervisionamento e fiscalização das queimadas utilizando os satélites do INPE que irão supervisionar os biomas do país, caso haja focos, o Ministério deverá enviar agentes fiscais para averiguar se os níveis de fogo estão sendo controlados, se não estiverem, deverá ser contatado os bombeiros para conter as chamas e a justiça para julgar os envolvidos, objetivando reduzir tais incidentes. Dessa forma, criar-se-á uma sociedade melhor e mais sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.