Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#39505
A Constituição brasileira de 1988, em seu artigo 225, garante a todos o direito de acesso ao meio ambiente e impõe ao Estado o dever de preservá-lo para as gerações presentes e futuras. Entretanto, ao analisar-se o triste panorama do aumento dos incêndios nas matas brasileiras, seja por anseios econômicos ou pela descaso governamental, percebe-se que tal lei não vem sendo colocada em prática.

Em primeiro plano, é imperioso pontuar os ideais capitalistas de produtividade e lucratividade como os principais motivadores para o ampliamento das queimadas nas florestas do país, haja vista que esse método acelera o preparamento da terra para atividades agropecuárias. Segundo Max Horkheimer, filósofo frankfurtiano, esta atitude está relacionada ao conceito de razão instrumental, uma racionalidade usada para explorar os recursos naturais e adquirir lucro. Nesse sentido, o agravamento dessa prática egoísta é um fator prejudicial a sustentabilidade da nação. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Outrossim, evidencia-se, por parte do Governo, uma parcela de culpa diante desse problema ambiental. Conforme Aristóteles, a Política deve garantir a harmonia social. Contudo, essa máxima aristotélica vem sendo ignorada, uma vez que os Poderes brasileiros não têm tomado medidas concretas para diminuir o número de abrasamentos nem mesmo em seus principais biomas, Cerrado e Amazônia, os quais, nos últimos anos, sofreram bastante devido às chamas. Consequentemente, tal posição do Estado só agrava cada vez mais a situação.

Portanto, medidas são necessárias para diminuir a incidência desses incêndios em áreas florestais. É dever do Ministério do Meio Ambiente, através de uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desenvolver um projeto de supervisionamento e fiscalização das queimadas utilizando os satélites do INPE que irão supervisionar os biomas do país, caso haja focos, o Ministério deverá enviar agentes fiscais para averiguar se os níveis de fogo estão sendo controlados, se não estiverem, deverá ser contatado os bombeiros para conter as chamas e a justiça para julgar os envolvidos, objetivando reduzir tais incidentes. Dessa forma, criar-se-á uma sociedade melhor e mais sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#39523
joaoTITULINDO123 escreveu:Muito obrigado pela sua correção passada @Andree, me ajudou muito, poderia corrigir essa minha outra redação?
Claro, João! só peço que aguarde um pouco, pois existem algumas redações na frente ainda para eu olhar, mas em 2 ou 3 dias trago a sua correção ;)
#39777
Boa noite,@joaoTITULINDO123, tá tudo bem aí? vou olhar sua redação agora.

Tema: O AUMENTO DE INCÊNDIOS NAS MATAS BRASILEIRAS.

INTRODUÇÃO:
A Constituição brasileira de 1988, em seu artigo 225, garante a todos o direito de acesso ao meio ambiente e impõe ao Estado o dever de preservá-lo para as gerações presentes e futuras. Entretanto, ao analisar-se o triste panorama do aumento dos incêndios nas matas brasileiras, seja por anseios [1] econômicos ou pela pelo descaso governamental, percebe-se que tal lei não vem sendo colocada em prática.

Comentários:
[1] não é nenhum erro, mas trocaria essa palavra e colocaria uma mais direta, porque quando a gente lê ela dá uma ideia logo de aflição, dificuldade, mas eu entendi que o sentido que você quis pregar foi o de intensidade/desejo...contudo, para evitar esses problemas de compressão, evite utilizar palavras que tenham muitos sentidos, seja direto.
.Até aqui ok, sua introdução está ótima, com todos os critérios exigidos ;)


DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeiro plano, é imperioso pontuar os ideais capitalistas de produtividade e lucratividade como os principais motivadores para o ampliamento das queimadas nas florestas do país (topico frasal), haja vista que esse método acelera o preparamento da terra para atividades agropecuárias (argurmentação) . Segundo Max Horkheimer, filósofo frankfurtiano, esta atitude está relacionada ao conceito de razão instrumental, uma racionalidade usada para explorar os recursos naturais e adquirir lucro (repertório) . Nesse sentido, o agravamento dessa prática egoísta é um fator prejudicial a à sustentabilidade da nação.Logo, é substancial a mudança desse quadro.(fechamento de parágrafo)

Comentários:
Percebe como seu parágrafo ficou desorganizado e sua argurmentação vaga lá em cima?
Você poderia ter colocado o repertório primeiro e depois posto sua argurmentação a expandindo melhor. Dica :idea: ,siga essa linha de raciocínio: tópico frasal, repertório e argurmentação, muito dificilmente com esse método você terá problemas.
"Mas André não pode fazer argumento e depois repertório?" Claro que pode, mas eu não recomendo, porque se você não tiver uma boa organização, e principalmente não usar os conectivos adequados, vai ficar tudo muito confuso. Já deixando seu ponto de vista para o final fica melhor, pois é ali que você vai explicar e ligar tanto seu tópico frasal como seu repertório de uma maneira bem mais prática e coesa. Fato é, que se você parar para observar, seu repertório se liga com seu tópico frasal, mas deixa a desejar com sua argurmentação. Abaixo vou te encaminhar para um vídeo que fala exatamente sobre isso:




DESENVOLVIMENTO 2:
Outrossim, evidencia-se , por parte do Governo [1] , uma parcela de culpa diante desse problema ambiental (tópico frasal) . Conforme Aristóteles, a Política deve garantir a harmonia social (repertório) . Contudo, essa máxima aristotélica vem sendo ignorada, uma vez que os Poderes brasileiros não têm tomado medidas concretas para diminuir o número de abrasamentos nem mesmo em seus principais biomas, Cerrado e Amazônia, os quais, nos últimos anos, sofreram bastante devido às chamas [2] . Consequentemente, tal posição do Estado só agrava cada vez mais a situação. (Argumentação)

Comentários:
[1] evidencia-se oque por parte do governo? Um desleixo? Um descaso como você diz na sua tese? Porque você não tá dizendo aqui também? Utilize sinônimos meu garoto, tudo oque você expôs na sua tese tem que estar aqui também.
.Outra coisa que eu queria pontuar é que "por parte do governo", é como se o governo estivesse sentindo culpa, o correto acredito que seria "diante o governo", mudando isso, você colocaria já lá na frente um "perante" entende? Então cuidado com os termos que você utiliza que comprometem uma coerência maior.
. Até que nesse parágrafo sua argurmentação ficou mais convincente, contudo, seu repertório não foi muito produtivo, porque ele fala de uma harmonia social, o que que isso têm a ver com o aumento de incêndio nas matas? O legal aqui seria por exemplo, um dado estatístico, visto que:
[2] isso que você falou ficou solto aqui, como você sabe disso? Por isso teria sido melhor um dado.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, medidas são necessárias para diminuir a incidência desses incêndios em áreas florestais. É dever do Ministério do Meio Ambiente (AGENTE), através de uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MEIO), desenvolver um projeto de supervisionamento e fiscalização das queimadas utilizando os satélites do INPE (oque é essa sigla?) que irão supervisionar os biomas do país (AÇÃO), caso haja focos de incêndios, o Ministério (que Ministério?) deverá enviar agentes fiscais para averiguar se os níveis de fogo estão sendo controlados , se não estiverem, deverá ser contatado os bombeiros para conter as chamas e a justiça para julgar os envolvidos (DETALHAMENTO DA AÇÃO ), objetivando reduzir tais incidentes . Dessa forma, criar-se-á uma sociedade melhor e mais sustentável. (FINALIDADE)

Comentários:
Sua proposta está completa, 200 na C5, parabéns.

Comentários finais: Você tem uma boa ideia da estrutura de redação do Enem e uma boa argurmentação, só falta organizar essas ideias para melhor explica-las, o seu maior erro foi na hora dos desenvolvimentos mesmo, então tire um tempo a mais depois para rever esse tópico e organizar mais essas ideias, tá bom?

Espero ter conseguido te ajudar de alguma forma, e com toda certeza aguardo mais redações constatando sua evolução.

Abraços e bons estudos amigo. ;)
Drogas ilícitas na sociedade

No que concerne as drogas ilícitas na socie[…]

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana do município de S&atild[…]

jherodrigues , como assim a minha nota foi essa […]

:) Sua nota ficou 780! Espero ter ajudado! Obr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM