Primeiramente, é preciso salientar que a falta de informação é uma das causas latente desse problema. Segundo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, percebe-se uma lacuna em torno dos debates sobre o aumento das queimadas florestais no cenário brasileiro, o que contribui para a falta de conhecimento da população nessa questão, tornando sua resolução dificultada.
Em segundo plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas gorvernamentais para combater o aumento das queimadas nas matas do Brasil. Nesse sentido, segundo as ideias do filósofo John Locker, configura-se como uma violação do "Contrato social", já que o Estado não tem cumprido seu papel na conservação das florestas e do meio ambiente, impossibilitando sua intervenção.
Portando, indubitavelmente, uma intervenção faz-se necessária. Como solução, é necessário que as escolas, em parceria com a Prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre o aumento de incêndios nas matas brasileiras no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores e d um biólogo que explique as consequências desse problema. Além disse, não deve ser limitar aos alunos, mas ser aberto à comunidade, para que mais pessoas compreendam questões relativas à essa problemática. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.