Por acaroline
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43123
O aumento de homicídios entre os jovens e seus fatores motivacionais

No romance “Capitães de Areia”, escrito por Jorge Amado em 1973, é retratado o cotidiano de menores menosprezados que sobrevivem nas ruas por meio de assaltos e atos violentos, mas, como todos os garotos, plenos de pretensões e sonhos. Congruente a isso, no Brasil, é notório o número de adolescentes que se sustentam pelas ruas através de práticas ilícitas. Nessa perspectiva, há um aumento das taxas de homicídio entre os jovens, que ocorrem dentro do seu próprio convívio ou por meio das ações da segurança pública. Esse cenário se tornou comum devido à desestruturação social existente e pela carência da educação em suas vivências.
Primeiramente, os casos de assassinato entre os jovens são regularmente associados à insuficiência das forças policiais. Todavia, consoante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os indicadores de vulnerabilidade à violência juvenil são pobreza, desigualdade e falta de frequência à escola. Em virtude dessa indigência, a parcela de menores infratores se amplia cotidianamente, resultando também no alto índice de violência policial como forma de repressão. Dessa forma, os jovens que já perduravam no contraste social brasileiro, se conturbam contra a representação de justiça do país.
Faz-se mister salientar que a agressividade no âmbito adolescente não é oriunda apenas das classes baixas. Conquanto, é incontestável que há sequelas resultantes do déficit sofrido por minorias socioeconômicas na educação básica e superior. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada 1% dos jovens que frequentam a escola, há uma redução de 2% de assassinatos no Brasil. Desse modo, a gradação de crimes entre os jovens evidencia uma falha no Estado de bem-estar social do país que, em teoria, endossa a educação para todo indivíduo.
Em síntese, ainda há entraves na solidificação de leis que decresçam a elevação de homicídios em meio aos jovens. Por conseguinte, é incumbência do Estado, por meio do Senado Federal (como instância máxima do poder legislativo), votar e fiscalizar leis que assegurem à sociedade serviços públicos precípuos, a fim de minimizar o desnivelamento social e integrar as famílias. Assim como, através do Ministério da Educação, adicionar à grade escolar atividades extracurriculares (como dança, música, teatro...) com o intuito de despertar o interesse dos alunos e dizimar a evasão das aulas. Dessarte, espera-se promover um progresso das condições sociais com a finalidade de dissipar ocorrências de homicídios entre os jovens brasileiros e seus fatores motivacionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Bellamel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43125
Olá estudante, tudo bem ?
Parabéns, você demonstra que tem desenvoltura para dissertar. Mas , precisa evitar alguns erros

C.1: Deslizes de pontuação, regência e concordância.
C.2: Parabéns por usar um repertorio sociocultural nacional, é essencial!
C.3: Sua argumentação precisa está mais organizada (projeto de texto)
C.4: Há necessidade de conectivos. ( Estude a tabela de conectivos disponibilizada para os corretores pelo Inep)
C.5: Propostas incompletas, não há necessidade de duas propostas. Basta apenas uma bem detalhada e completa. Foque em uma principal.

Bons estudos! Não desista.
Além disso, use palavras mais simples, "palavras bonitas" não aumentam nota, mas uma argumentação consistente sim.
Até breve.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
a regulamentação da mídia e seus fatores
por beatzssb    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por beatzssb
0 Respostas 
110 Exibições
por immc18
0 Respostas 
160 Exibições
por Leticia222
0 Respostas 
14 Exibições
por mariazuos
O AUMENTO DE IST'S ENTRE OS JOVENS DO BRASIL
por Geane098    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Geane098
O aumento de IST's entre jovens brasileiros
por Andrex    - In: Outros temas
1 Respostas 
105 Exibições
por Andrex
1 Respostas 
186 Exibições
por jayanifrotah
0 Respostas 
452 Exibições
por bagriell
0 Respostas 
100 Exibições
por pitypoty
2 Respostas 
433 Exibições
por Peverton

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM