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#60894
Conforme o jornal Estadão, “taxas de assassinato de jovens crescem 17% no Brasil, em 2020”. Tendo como base o exposto, é possível perceber o crescimento gradativo do número de homicídios entre os jovens brasileiros, uma vez que, em anos anteriores à 2020, esses índices já estavam nesse ritmo. Tal cenário é, em suma, produto de problemáticas estruturais, sendo elas, desigualdade de renda, marginalização de parcela dos jovens, e, pequeno número de punições em relação à quantidade de casos.
Sob esse enfoque, é pertinente ressaltar que o desenvolvimento da Federação Brasileira tem como alicerce, a disparidade econômica entre os seus corpos sociais. Observa-se esse panorama entre as periferias e os centros urbanos. No primeiro se encontra uma juventude às margens da sociedade, com acesso precário à educação e à tecnologia, sobrevivendo à pobreza avassaladora, enquanto, nos centros, há maior qualidade e acessibilidade para essas necessidades básicas.
A busca pela subsistência associada a essa privação de ensino de qualidade e orientação, ocasiona na evasão escolar, o que, por sua vez, origina maiores danos à vida social das pessoas nessa faixa etária, sendo que o mercado de trabalho brasileiro, além de não ofertar vagas suficientes, impõe altos padrões para os currículos dos candidatos. Sequenciando, dessa maneira, no encontro da sobrevivência em furtos, tráficos de drogas, pirataria, contrabando e outras ações ilegais.
Outro ponto a ser destacado é o baixo número de condenações dos jovens criminosos, de acordo com o Estadão, “ocorre condenação dos responsáveis em apenas 5% dos processos de homicídios”. Proporcionando a sensação de impenitência e fortalecendo a coragem para permanecerem nesse meio.
Como já advertia Immanuel Kant, “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”. Sob esse ângulo, faz-se necessário que o Ministério da Educação invista no ensino público, na fiscalização do seu desempenho, acirradamente, levando soluções para os empecilhos, e em palestras de conscientização. O ministério da Economia deve investir em políticas que gerem empregos e no Depen para fornecer assistência orientadora aos jovens presidiários. Tendo essas ações o intuito de retardar o crescimento nos homicídios entre a juventude da nação verde-amarela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Alfabetização

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