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#48946
No Brasil a violência é presente desde seus primordios e pode ser bem observada em momentos como a escravidão por exemplo. É certo que o uso da violência não ficou no passado do país, e hoje recai especialmente sobre a parte da população que vive na pobreza, e em pessoas não brancas.
Antes de tudo, é necessário frisar a desigualdade social como um dos fatores que agravam a violência. Os homicídios tendem a se concentrarem em bairros mais pobres, isso se reflete ainda mais nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, fica claro que o descaso de orgãos governamentais a esses indivíduos agrava a situação, que é pior entre homens jovens.
Ademais, a situação fica ainda mais preocupante quando juntamos a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do homem negro como um potencial suspeito faz com que ele se torne a vítima mais atacada da violência brasileira. É evidente que esta situação é consequência do passado escravocrata do Brasil, que proporcionou a população negra subempregos e uma vida em situação de pobreza e extrema pobreza.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Segurança garantir que a população pobre e negra brasileira possa viver com mais segurança, por meio de um projeto integrado a níveis federal, estadual e municipal. Isso deve ser realizado com um melhor treinamento policial e a melhoria da condição de vida dessas pessoas por meio de ajuda governamental. Somente assim, será possível uma diminuição nos índices de violência que afeta tanto os jovens brasileiros.

:)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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