Antes de tudo, é necessário frisar a desigualdade social como um dos fatores que agravam a violência. Os homicídios tendem a se concentrarem em bairros mais pobres, isso se reflete ainda mais nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, fica claro que o descaso de orgãos governamentais a esses indivíduos agrava a situação, que é pior entre homens jovens.
Ademais, a situação fica ainda mais preocupante quando juntamos a desigualdade e o racismo. A estigmatização da figura do homem negro como um potencial suspeito faz com que ele se torne a vítima mais atacada da violência brasileira. É evidente que esta situação é consequência do passado escravocrata do Brasil, que proporcionou a população negra subempregos e uma vida em situação de pobreza e extrema pobreza.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Segurança garantir que a população pobre e negra brasileira possa viver com mais segurança, por meio de um projeto integrado a níveis federal, estadual e municipal. Isso deve ser realizado com um melhor treinamento policial e a melhoria da condição de vida dessas pessoas por meio de ajuda governamental. Somente assim, será possível uma diminuição nos índices de violência que afeta tanto os jovens brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.