Por KaFV
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46858
No filme, Cidade de Deus que tem como protagonista o jovem negro e podre, Buscapé, retrata a violência da favela mais perigosa da cidade onde jovens e até crianças estão envolvidas em crimes. A falta de recursos na educação e na estrutura familiar geram consequências nas vidas desses jovens, nem o pais tiveram a oportunidade de estudar, assim, não tento como auxiliar os filhos. O protagonista Buscapé com seu talento na fotografia tinha medo de se envolver na criminalidade, contudo, ele usa seu talento para fazer diferentes da maioria.
Os homicídios são a principal causa de mortalidade de jovens, segundo o Atlas da Violência 2020, estudo elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 30.873 jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídios no ano de 2018, o que representa 53,3% do total de 57.956 vítimas em todo o país. A escassez de jovens promove défices na economia e no âmbito social, já que a insuficiência deles será incapaz de sustentar uma população de idade avançada.
O uso de drogas é um dos motivos dos homicídios, pois, a imaturidade e fase de descobrimentos, leva-os a querer ter novas experiências, logo, acabam por se envolverem em problemas, como a dependência química que gera dividas, resultando na morte. A capital do Ceará, Fortaleza, é uma das cidades mais violentas do Brasil, segundo o Atlas da Violência de 2017, uma chacina que ocorreu em uma casa de forró no bairro Cajazeiras é emblemática em relação ao problema: entre os 14 mortos, havia duas adolescentes, sendo uma de 15 e outra de 17 anos, e ainda seis jovens com idade entre 19 e 25 anos.
Desse modo, o Governo juntamente com a escolas, particulares e principalmente públicas, devem promover uma maior segurança e fiscalização, evitando alunos vendendo drogas ou entrando com armas e bebidas nas instituições, auxiliando na autonomia e políticas públicas para inserir os jovens no mundo do trabalho e buscar abranger áreas menos valorizadas com condições de desenvolvimento infanto-juvenil, acesso à educação, cultura e esportes. A mídia pode estimular através de campanhas, eventos para juventude, dentre eles: competições de danças, incentivo à leitura e pessoas que conversem abertamente, buscando compreende-los.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
110 Exibições
por immc18
O aumento de IST's entre jovens brasileiros
por Andrex    - In: Outros temas
1 Respostas 
105 Exibições
por Andrex
a regulamentação da mídia e seus fatores
por beatzssb    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por beatzssb
0 Respostas 
161 Exibições
por Leticia222
3 Respostas 
1879 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
14 Exibições
por mariazuos
O AUMENTO DE IST'S ENTRE OS JOVENS DO BRASIL
por Geane098    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Geane098
1 Respostas 
186 Exibições
por jayanifrotah
0 Respostas 
452 Exibições
por bagriell
0 Respostas 
100 Exibições
por pitypoty

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM