Os homicídios são a principal causa de mortalidade de jovens, segundo o Atlas da Violência 2020, estudo elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 30.873 jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídios no ano de 2018, o que representa 53,3% do total de 57.956 vítimas em todo o país. A escassez de jovens promove défices na economia e no âmbito social, já que a insuficiência deles será incapaz de sustentar uma população de idade avançada.
O uso de drogas é um dos motivos dos homicídios, pois, a imaturidade e fase de descobrimentos, leva-os a querer ter novas experiências, logo, acabam por se envolverem em problemas, como a dependência química que gera dividas, resultando na morte. A capital do Ceará, Fortaleza, é uma das cidades mais violentas do Brasil, segundo o Atlas da Violência de 2017, uma chacina que ocorreu em uma casa de forró no bairro Cajazeiras é emblemática em relação ao problema: entre os 14 mortos, havia duas adolescentes, sendo uma de 15 e outra de 17 anos, e ainda seis jovens com idade entre 19 e 25 anos.
Desse modo, o Governo juntamente com a escolas, particulares e principalmente públicas, devem promover uma maior segurança e fiscalização, evitando alunos vendendo drogas ou entrando com armas e bebidas nas instituições, auxiliando na autonomia e políticas públicas para inserir os jovens no mundo do trabalho e buscar abranger áreas menos valorizadas com condições de desenvolvimento infanto-juvenil, acesso à educação, cultura e esportes. A mídia pode estimular através de campanhas, eventos para juventude, dentre eles: competições de danças, incentivo à leitura e pessoas que conversem abertamente, buscando compreende-los.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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