No seriado "Black Mirror" que retrata em seus episódios futuros distópicos relacionado a tecnologia, em um dos seus exemplares expõe um hacker que obriga indivíduos a agirem conforme sua vontade, pois este em que lhe concerne, está em posse de seus segredos - adquiridos via internet -. Contextualizando com o tema, o cenário se assemelha a atualidade, onde quem detém da sapiência tecnológica tem infinitas possibilidades de manipular, furtar e até mesmo induzir pessoas a cometerem atrocidades, ou seja, a população desinformada fica a mercê desses seres.
Em consequência disso, oito milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiro na internet no intervalo de 12 meses, e 22% afirmam ter sido alvo de algum tipo de fraude segundo pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Dados que pode-se atribuir a inadimplência dos representantes midiáticos do governo brasileiro, que falharam em combater de forma eficiente os golpes e em conscientizar a população acerca do cenário degradante e perigoso da internet.
Portanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em aliança com os influentes da mídia brasileira, deve criar o projeto "Internet segura" onde, por meio de verbas proporcionadas pela própria ANATEL, irão visar a disseminação de informações sobre como navegar de forma segura e cautelosa, e em caso de golpe, como proceder e seus direitos sobre a situação. Como consequência, a população estará mais antenada e munida de meios de evitar os golpes ou qualquer violação de seus direitos via internet. Logo, solucionando a problemática e minimizando a porcentagem vergonhosa de brasileiros ludibriados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.