Acerca disso, é notório destacar que o poder público possui papel crucial na prorrogação desse problema, já que é ineficiente em garantir a cidadania digital. Tal como, a teoria das instituições zumbis do sociólogo Zygmunt Bauman , que mantém a forma a todo custo, mas não exercem sua função social com eficácia. Simultaneamente, infere-se que o cidadão não é educado para ter responsabilidade digital, o que é imprescindível para que a justiça alcance sua máxima. Junto a isso, a disseminação de notícias falsas e a aplicação de golpes financeiros na sociedade brasileira exemplifica o descaso governamental perante à esse empecilho.
Ademais, a sociedade influencia com a falta de honestidade digital. De maneira semelhante a ideia do escritor George Orwell “ quanto mais a sociedade de distância da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam”. Mostra-se concretizado pela aplicação de golpes cibernéticos, logo, inadmissível para a construção de uma nação segura. Por conseguinte, pessoas com pouca informação, idosos e de baixa renda acabam por cair mais facilmente em golpes financeiros na internet.
Portanto, a solução do problema está adstrita às ações do Estado e da sociedade, responsáveis pelo afastamento da conjuntura ideal. Para isso, o governo federal deverá atuar por meio do Ministério da Educação , órgão associado ao ensino do país, criando um programa educacional, o qual vise alertar a população sobre os golpes financeiros da internet, através de palestras informativas em escolas, comunidades e universidades para promover a cidadania digital e assim reduzir o número de pessoas que caem em golpes na internet. Como resultado, será possível garantir que tais mudanças, descritas por Heráclito como inevitáveis, sejam de caráter positivo para o futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.