Avatar do usuário
Por Maabyyy
Quantidade de postagens
#128656
Na canção da cantora brasileira, Maria Bethânia, "Balada de Gisberta", expressa uma crítica social à negligência dos direitos humanos aos transgêneros. Contudo, a crítica contida na música relata a realidade atual, tendo em vista um país conservador e hipócrita. Nesse ínterim, entenda-se o descaso governamental e a displicência social como causas da problemática.
Nota-se, diante desse cenário, a inoperância estatal como fator agravante do desafio. Desse modo, de acordo com o pensamento do renomado polímata, Johann Goethe, "A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos". Em análoga ao pensamento de Johann, o Brasil torna-se escasso de apoio governamental, uma vez que o governo se omite a defender pessoas trans e seus direitos, gerando desigualdade social e invalidando a segurança de todos os cidadãos igualmente. Sob esse viés, medidas governamentais tornam-se fatores principais para a solução do desafio.
Ademais, é igualmente necessário apontar a marginalização social como outro elemento na persistência do impasse. Nessa ótica, na obra cinematográfica, "Capitães de Areia", relata um caso de descriminação contra uma mulher trans, na delegacia da Bahia, dois homens cis zombam e desrespeitam os direitos do da vítima de transfobia. Outrossim, fora a ficção, discriminações como foi retratada no filme, acontecem com frequência na nação brasileira, acarretando um índice elevado de casos envolvendo agressões, efetuados pela sociedade negligente e desrespeitosa com os membros da comunidade transexual. Assim, torna-se imprescindível reverter o quadro omisso.
É preciso, portanto, que o Poder Público mitigue os desafios supracitados. Para isso, cabe ao Estado - cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos - não só a implantação de mudanças nas leis, mas também, aumentar a segurança. Essas medidas devem ser efetivadas por meio da reformulação das normas dos direitos aos indivíduos transgêneros e seguranças nas ruas e em estabelecimentos públicos, com o intuito de assegurar direitos iguais aos transgêneros e, também, proteção contra atos de transfobia. Assim, a negligência denunciada por Maria Bethânia será minguada.


Obs: correção da redação que eu enviei com alguns erros
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#128753
@Maabyyy


Sua redação aborda de forma pertinente a questão da negligência dos direitos humanos em relação às pessoas transgênero, utilizando referências culturais e sociais para embasar seus argumentos. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o texto mais coeso e eficaz na argumentação.


- Sua introdução apresenta bem o tema e contextualiza a crítica social presente na música "Balada de Gisberta". Porém, seria interessante desenvolver um pouco mais essa parte, explicando brevemente quem é Maria Bethânia e qual é a relevância da canção no contexto da luta pelos direitos das pessoas transgênero.

- No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você cita Johann Goethe para destacar a importância de governantes corajosos. É importante conectar esse pensamento à realidade brasileira atual, mostrando como a falta de apoio governamental impacta diretamente os direitos das pessoas trans.

- No segundo parágrafo do desenvolvimento, ao mencionar o filme "Capitães de Areia", você traz um exemplo concreto de discriminação contra uma mulher trans. Seria interessante explorar mais detalhes desse caso específico e relacioná-lo com dados estatísticos sobre violência contra pessoas trans no Brasil.

- Sua proposta de intervenção está adequada ao sugerir medidas legislativas e práticas para combater a transfobia no país. Para enriquecer ainda mais sua conclusão, poderia incluir exemplos de políticas públicas adotadas em outros países que têm sido eficazes na proteção dos direitos das pessoas transgênero.

- Procure manter uma progressão lógica entre os parágrafos, conectando as ideias apresentadas anteriormente com as novas informações inseridas.

Em resumo, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos; porém, pode ser aprimorada com maior profundidade nas análises dos exemplos citados e conexões mais claras entre as partes do texto. Continue praticando para fortalecer sua capacidade argumentativa!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O aumento de casos de transfobia no Brasil
por Maabyyy    - In: Outros temas
1 Respostas 
63 Exibições
por Maabyyy
0 Respostas 
50 Exibições
por livixzz
0 Respostas 
228 Exibições
por ellenkoch32
Aumento de casos de IST’s no Brasil
por bibib8    - In: Outros temas
4 Respostas 
285 Exibições
por bibib8
0 Respostas 
170 Exibições
por Fandangos
0 Respostas 
59 Exibições
por giovanna2005
1 Respostas 
390 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
63 Exibições
por Contagiro
0 Respostas 
32 Exibições
por Milena8099
O aumento do vegetarianismo no Brasil
por Reeescola    - In: Outros temas
0 Respostas 
135 Exibições
por Reeescola

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM