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Por Sabina
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#129533
A Constituição Federal de 1988, prevê que todos têm direito à segurança. No entanto, tal direito não está presente nas escolas, uma vez que os casos de violência contra alunos aumentam. Nessa expectativa, note-se que a violência impede o bem-estar social dos estudantes. Sob essa ótica, dois fatores não podem ser negligenciados: o preconceito e transtornos psicológicos.

Em primeira análise, é importante ressaltar que o principal motivo da violência no ambiente escolar é o preconceito. Isso acontece, devido os julgamentos maldosos com os colegas e professores, por não aceitam as diferenças sociais, como econômicas e cor de pele. Nesse contexto, segundo o filósofo francês Voltaire o preconceito é uma opinião sem conhecimento, o que significa que a falta de conhecimento está presente nos julgamentos dos alunos que violenta seus colegas. Sendo assim, é evidente que o preconceito faz com que estudantes e professores sejam vítimas de discriminação, ocasionando em agressões verbais e físicas dentro da sala de aula.

Ademais, vale destacar que o aumento da violência nas escolas leva os estudantes à terem transtornos psicológicos. Esse fato ocorre, por conta do medo de serem e ameaçados na sala de aula como por exemplo, o bullying, no qual a maioria dos alunos passam na sala de aula. Nesse sentido, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os resultados de uma ameaça violenta podem ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações. Desse modo, fica claro que a violência no ambiente escolar faz desenvolverem transtornos mentais, levando o distanciamento social ocasionando em uma depressão ocasionando suicídio desses estudantes.

Portanto, medidas são necessárias para combater o aumento da violência nas escolas. Para tanto, o Ministério da Educação, cujo a função é garantir o ensino de qualidade, em parceria com o Ministério da saúde deve contratar profissionais especializados em psicologia por meio de verbas governamentais, com a finalidade de orientar os alunos a não seguir com o preconceito na sala de aula. Dessa forma, os casos de transtornos psicológicos e violência acabaram e alunos e professores terão segurança na escola.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 128

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 152

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 112

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Triny206
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#129569
@sabina
Olá, meu anjo! Posso sim corrigir sua redação. Ela aborda um tema importante e apresenta argumentos relevantes sobre as causas e consequências desse problema. No entanto, algumas melhorias podem ser feitas, como uma organização clara das ideias e uma estruturação mais fluida do texto. Eu te ajudarei sugerindo algumas melhorias na sua redação, como:

1. **Organização estrutural:** Dividir o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão para uma melhor organização das ideias.
2. **Coerência e coesão:** Certificar-se de que as ideias se conectam de forma lógica e fluída, usando conectivos adequados para garantir uma transição suave entre os parágrafos.
3. **Revisão gramatical:** Corrigir erros gramaticais, de pontuação e concordância para garantir a clareza e a correção do texto.
4. **Desenvolvimento das ideias:** Expandir algumas ideias para fornecer mais detalhes e exemplos que fortaleçam os argumentos apresentados.
5. **Estrutura de parágrafos:** Garantir que cada parágrafo tenha uma ideia principal clara e que os argumentos estejam bem desenvolvidos dentro de cada parágrafo.

*** E um lembrete importante:*** O espaçamento entre parágrafos não é considerado, então não o utilize novamente, pois sabemos que sua redação é um modelo ENEM, que inclui uma introdução, dois desenvolvimentos e uma conclusão. Com essas melhorias, sua redação será mais eficaz na comunicação das ideias e na defesa do ponto de vista apresentado. Boa sorte, MB! 🍀 Até breveee!
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Por Triny206
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#129570
@Sabina kk tinha esquecido de marcar só tinha digitado 🤦🏻‍♀️ boa sorte meu anjooo !
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Por Amandx193
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#129715
@Sabina

Oi, meu bem! Corrijo, sim. Pode deixar!

Sua redação está muito bem elaborada, parabéns! Mas gostaria de deixar algumas observações importantes para o seu desenvolvimento:

1. No último período da sua introdução, você trouxe dois FATORES, no entanto, quando você foi desenvolver o seu segundo argumento, lá no D2, você se referiu a ele como consequência, não mais como causa. Isso traz, de alguma forma, falta de coerência e de clareza para sua redação. E levando, dessa forma, à perda de ponto nas competências 4 e 3.

2. Tenha cuidado com os erros gramaticais. Entendo que às vezes você pode esquecer de reler a sua redação, mas essa reeleitura é fundamental para a correção de alguns verbos empregados de maneira incorreta, como o "acabaram" que você citou, no último período da sua conclusão. Esse verbo, por estar se referindo ao futuro, deve ser terminado com "ão", ficando, então, "acabarão". Este, dentre outros erros gramaticais que encontrei na sua redação.

3. A expressão de "Nessa expectativa" na sua introdução, pode ser muito bem substituída por "Nessa perspectiva" ou "Nessa óptica".

4. O uso do "note-se" também pode ser substituído por "nota-se".

5. Por último, não menos importante, observei a ausência da retomada da tese na sua conclusão. O ENEM passou a exigir a retomada, brevemente, dos seus argumentos no seu último parágrafo conclusivo.

Fora isso, a sua redação está ótima, e, no ENEM, com certeza tiraria aproximadamente 780 a 800 pontos. Muito bem!! Continue assim.
Beijos! ❤️
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