Avatar do usuário
Por GuvoFe
Quantidade de postagens
#124810
TÍTULO: Hostilidade no ambiente escolar

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à educação e a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento da violência nas escolas do Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o vandalismo estudantil. Nesse sentido, tal inconveniente culmina em uma série de eventos resultantes do puro ódio e abuso, como, por exemplo, o bullying e as agressões contra os docentes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação e a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a impunidade como impulsionadora do vandalismo estudantil no brasil. Segundo uma pesquisa produzida pelo Instituto DataSenado, aproximadamente 10% da população brasileira não se preocupa ou age em relação as ocorrências de violência no âmbito escolar em que conhecidos próximos estão suscetíveis a sofrer. Diante de tal exposto, é possível perceber uma deficiência no tratamento a esses casos que, na maioria das vezes, estão ligados a problemas externos. Assim sendo, tais situações não são solucionadas com a seriedade em que deveriam e o descaso por parte dos responsáveis pelas instituições escolares que não buscam descobrir a origem dos mesmos apenas motiva a permanência de tais comportamentos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a importância no combate à esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os Ministérios da Educação - responsável pelo desenvolvimento educacional da população - e da Segurança Pública - o órgão responsável pelo bem estar do povo -, por intermédio de debates e projetos, busquem provocar mudanças nos estudantes com ações hostis e também desenvolver uma visão mais avançada sobre a necessidade de punições mais severas a fim de gerar um ambiente escolar mais produtivo e seguro. Assim, se consolidará uma sociedade mais funcional e segura, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
128 Exibições
por EmyLee
O aumento da violência nas escolas
por Sabina    - In: Outros temas
4 Respostas 
428 Exibições
por Sabina
O aumento da violência nas escolas
por Sabina    - In: Outros temas
1 Respostas 
88 Exibições
por Sabina
O aumento da violência nas escolas
por Sabina    - In: Outros temas
6 Respostas 
168 Exibições
por Amandx193
0 Respostas 
56 Exibições
por jubisss
aumento de evasão nas escolas brasileiras
por agathaxrv    - In: Outros temas
2 Respostas 
71 Exibições
por Luscano
1 Respostas 
299 Exibições
por Wesley529
0 Respostas 
139 Exibições
por vitor2904
4 Respostas 
174 Exibições
por leticiaa2
0 Respostas 
98 Exibições
por cypher8735

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM