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Por Maria81
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#86450
O direito ao alimento é garantido para todos, perante a Constituição de 1988. Embora isso, não aconteça nos dias atuais, inclusive, tem se aumentado durante a pandemia, que se estende. Garantia essa quebrada pela falta de emprego e de um governo relapso com as pessoas, que passam fome.
Em primeira análise, o fechamento da economia decorrente da pandemia aumentou consideravelmente as demissões, fazendo com que as pessoas perdessem seus empregos e não tendo mais condições para poder se alimentar de forma digna. Tal situação ocorreu , principalmente, aqui no Brasil, onde dados são expostos através dos meios de comunicação, mostrando pessoas em extrema miséria. Contudo, esse cenário é presenciado todos os dias.
Em segunda análise, o descaso das autoridades com tais situações é preocupante. Com isso, é notório ver que nada é feito, por meio das mídias sociais e televisão. Por outro lado, pessoas ligadas à Central Única das Favelas (CUFA), demonstram mais empatia e solidariedade para sanear a fome do nosso país, diminuindo de forma coletiva a angústia de quem não tem o que comer.
Portanto, medidas urgentes e de forma eficazes precisam ser adotadas, fazendo-se garantir o alimento de que todos precisam. Para isso empregos e apoio governamental podem ajudar diretamente cada um que esteja passando por essa situação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Katsmoking
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#86452
Bom dia! Só para confirmar, a redação é modelo Enem correto?

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
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Por Maria81
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#86455
Katsmoking escreveu:Bom dia! Só para confirmar, a redação é modelo Enem correto?
Bom dia! Não, é para concurso, sem projeto de intervenção.
0
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Por Katsmoking
Quantidade de postagens Amigos
#86460
Boa tarde! Aqui vai a minha análise:
VERMELHO: Corrigir
AZUL: Uma forma melhor
VERDE: Conselhos

Introdução: O direito ao alimento é garantido para todos(como o tema não especifíca se é para o Brasil ou para o mundo se torna importante citar quem são esses referidos no pronome indefinido TODOS), perante a Constituição(brasileira/federal) de 1988. Embora isso, não aconteça nos dias atuais(tomar cuidado, todos tem o direito mas não o acesso), inclusive, tem se aumentado durante a pandemia(covid-19), que se estende. Garantia essa quebrada pela falta de emprego e de um governo relapso com as pessoas, que passam fome.
-

Desenvolvimento 1: Em primeira análise, o fechamento da economia decorrente da pandemia aumentou consideravelmente as demissões, fazendo com que as pessoas perdessem seus empregos e não tendo mais condições para poder se alimentar de forma digna. Tal situação ocorreu , principalmente, aqui(desnecessário) no Brasil, onde dados são expostos através dos meios de comunicação, mostrando pessoas em extrema miséria. Contudo, esse cenário é presenciado todos os dias.
- Senti falta de alguma fonte para comprovar os seus pontos mas penso que sejam dispensados já que é um assunto super em alta.
- Faltou uma referência


Desenvolvimento 2: Em segunda análise, o descaso das autoridades (quais autoridades? Municipal, estadual ou federal)com tais situações é preocupante. Com isso, é notório ver que nada é feito(nada oque? Oque eles fariam? Citar o problema), por meio das mídias sociais e televisão. Por outro lado, pessoas ligadas à Central Única das Favelas (CUFA), demonstram mais empatia e solidariedade para sanear a fome do nosso(primeira pessoa do plural) país, diminuindo de forma coletiva a angústia de quem não tem o que comer.
- Se a tese era GOVERNO RELAPSO, penso que deveria continuar seguindo a mesma ideia e não citar a CUFA, o parágrafo ficou um pouco ambíguo/sem argumentação.

Conclusão: Portanto, medidas urgentes e de forma eficazes precisam ser adotadas(AÇÃO), fazendo-se garantir o alimento de que todos precisam(EFEITO). Para isso empregos e apoio governamental (AGENTE)podem ajudar diretamente cada um que esteja passando por essa situação.
- Se não é uma redação modelo ENEM não é necessário nenhum dos critérios em AZUL, a conclusão de concurso serve para você repetir rapidamente oque já havia escrito anteriormente, não repetiu nenhuma tese nem as palavras do tema.
- Redação enxuta, senti que poderia se aprofundar muito mais nas suas ideias com argumentação, acho que deram poucas linhas mas se for uma redação no modelo de 15 linhas me desculpe.


Resumo da análise: Seguindo as competências do ENEM exceto a 5º.
C1: 200 (perfeito, não percebi erros gramaticais)
C2: 120 (mediano, não entendeu que o tema se refere ao mundo todo e não só ao Brasil)
C3: 120 (mediano, faltou referência na introdução, dados no desenvolvimento 1 e 2)
C4: 120 (mediano, pecou no desenvolvimento 2 ficando ambíguo a posição)
+ Conclusão modelo concurso: 80 (insuficiente, você só se confundiu na hora de classificar para quê serve a conclusão)


Espero ter ajudado, minhas dicas são: entenda o formato/estrutura em que escreve(principalmente a conclusão) e argumente mais sempre citando fontes e dados históricos ou estatísticos, bons estudos!!

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
0
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Por Maria81
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#86463
Obrigada pela correção, minha primeira redação após muitos anos sem praticar. Vou me aprofundar mais nas dicas.
0
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#86518
Katsmoking escreveu:Boa tarde! Aqui vai a minha análise:
VERMELHO: Corrigir
AZUL: Uma forma melhor
VERDE: Conselhos

Introdução: O direito ao alimento é garantido para todos(como o tema não especifíca se é para o Brasil ou para o mundo se torna importante citar quem são esses referidos no pronome indefinido TODOS), perante a Constituição(brasileira/federal) de 1988. Embora isso, não aconteça nos dias atuais(tomar cuidado, todos tem o direito mas não o acesso), inclusive, tem se aumentado durante a pandemia(covid-19), que se estende. Garantia essa quebrada pela falta de emprego e de um governo relapso com as pessoas, que passam fome.
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Desenvolvimento 1: Em primeira análise, o fechamento da economia decorrente da pandemia aumentou consideravelmente as demissões, fazendo com que as pessoas perdessem seus empregos e não tendo mais condições para poder se alimentar de forma digna. Tal situação ocorreu , principalmente, aqui(desnecessário) no Brasil, onde dados são expostos através dos meios de comunicação, mostrando pessoas em extrema miséria. Contudo, esse cenário é presenciado todos os dias.
- Senti falta de alguma fonte para comprovar os seus pontos mas penso que sejam dispensados já que é um assunto super em alta.
- Faltou uma referência


Desenvolvimento 2: Em segunda análise, o descaso das autoridades (quais autoridades? Municipal, estadual ou federal)com tais situações é preocupante. Com isso, é notório ver que nada é feito(nada oque? Oque eles fariam? Citar o problema), por meio das mídias sociais e televisão. Por outro lado, pessoas ligadas à Central Única das Favelas (CUFA), demonstram mais empatia e solidariedade para sanear a fome do nosso(primeira pessoa do plural) país, diminuindo de forma coletiva a angústia de quem não tem o que comer.
- Se a tese era GOVERNO RELAPSO, penso que deveria continuar seguindo a mesma ideia e não citar a CUFA, o parágrafo ficou um pouco ambíguo/sem argumentação.

Conclusão: Portanto, medidas urgentes e de forma eficazes precisam ser adotadas(AÇÃO), fazendo-se garantir o alimento de que todos precisam(EFEITO). Para isso empregos e apoio governamental (AGENTE)podem ajudar diretamente cada um que esteja passando por essa situação.
- Se não é uma redação modelo ENEM não é necessário nenhum dos critérios em AZUL, a conclusão de concurso serve para você repetir rapidamente oque já havia escrito anteriormente, não repetiu nenhuma tese nem as palavras do tema.
- Redação enxuta, senti que poderia se aprofundar muito mais nas suas ideias com argumentação, acho que deram poucas linhas mas se for uma redação no modelo de 15 linhas me desculpe.


Resumo da análise: Seguindo as competências do ENEM exceto a 5º.
C1: 200 (perfeito, não percebi erros gramaticais)
C2: 120 (mediano, não entendeu que o tema se refere ao mundo todo e não só ao Brasil)
C3: 120 (mediano, faltou referência na introdução, dados no desenvolvimento 1 e 2)
C4: 120 (mediano, pecou no desenvolvimento 2 ficando ambíguo a posição)
+ Conclusão modelo concurso: 80 (insuficiente, você só se confundiu na hora de classificar para quê serve a conclusão)


Espero ter ajudado, minhas dicas são: entenda o formato/estrutura em que escreve(principalmente a conclusão) e argumente mais sempre citando fontes e dados históricos ou estatísticos, bons estudos!!
Ótima análise, @Katsmoking! Obrigado por contribuir para o projeto! :D

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