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Por Drpdc
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Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago, descreve uma cidade fictícia Na qual, paulatinamente as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o aumento da evasão escolar no Brasil que representa enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal é o aumento do caso de violência nas escolas impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la. Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da evasão escolar no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia os estudantes dos direitos constitucionais garantidos como o direito á educação, à medida que a gravidez na adolescência, contribui para a evasão escolar, visto que muitos jovens acabam constituindo família e precisam abandonar os estudos para sustentar a mesma. Dessa forma, enquanto à máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática. Ressalta-se, ademais, que o aumento da violência nas escolas potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo Imannuel Kant "A educação é aquilo que o homem faz dele. Diante de tal exposto, podemos analisar como o aumento da violência na esfera educacional, contribui para o aumento da evasão escolar, uma vez que o indivíduo que sofre violência física ou verbal dentro da sala de aula, não deseja mais voltar para esse ambiente por medo que aconteça de novo. Isso acaba por prejudicar toda o âmbito educacional que vê o aumento do bullying como fator primordial para o aumento da evasão escolar. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso a cidadania plena do país. Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, em parceria com o ministério da Educação, o programa de combate ao bullying com o apoio o emocional de psicólogos nas escolas públicas e privadas de todo o país, tal ação terá como finalidade abaixar os altos índices de evasão escolar no corpo docente. Assim, à luz da perspectiva de Saramago podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. :evil: :mrgreen: :) 8-) :oops: 8-) :geek:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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