Nesse contexto os alunos de família com baixa renda, se veem sem saída, visto que, precisam trabalhar para ajudar os pais. Além disso, tem os estudantes que os pais são separados muita das vezes se torna o principal responsável pela da renda familiar. Dessa maneira, através da necessidade financeira, são obrigados a trabalhar para sustentar a si e até mesmo todos da casa onde reside. Conforme o portal da (Globo) (G1), foi feito algumas entrevistas onde pais relatavam, "se os filhos não ajudassem na renda passariam fome".
Ademais, tem aqueles estudantes sem perspectiva para o futuro que deixaram de sonhar e de acreditar que os estudos podem mudar sua vida. De acordo os dados do IBGE levantados em 2020, além da dificuldade, existe também outros fatores, a falta de motivação nos estudos tanto pessoais como por parte da família que não incentiva. Esses dados mostram que muitos desses familiares que não incentivam também abandonaram a escola, não chegaram nem concluir o ensino fundamental, segundo eles por motivo financeiro, pois, tinham que trabalhar para sustento da família.
Portanto, observa-se que esses fatores tanto de baixa renda, como da falta de perspectiva interferi também, no psicológico dos estudantes e familiares, deixando-os sem saída como, por exemplo, não conseguem enxergar outros caminhos. Assim, percebe-se que o Estado, governos, autoridades em conjunto, devem investir em projetos sociais, programas educacionais e financeiros com intuito de motivar e incentivar esses estudantes compreenderem que a educação e os estudos transformam a vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada