Precipuamente, considera-se o fator negligente sobre o exercício comunicativo acerca da saída precoce de estudantes ao âmbito educacional, o qual constrói uma imagem de normalidade para o problema. Dessarte, a importância informacional na efetivação de resoluções foi apresentada por Paulo Freire, quando exclama: o diálogo é a principal ferramenta para colaboração da problemática, em outras palavras, discutir a causalidade sobre o óbice traz como efeito a solução, a qual no país é visto o contrário mostrado pelo aumento disso.
Ademais, como supracitado, a carência legislativa compõe o fator alarmante para essa realidade evasiva, em que, a não realização das necessidades totais dos envolvidos, crianças e adolescentes em idade escolar, comprova sua ausente participação. Por isso o filósofo Jean-Jacques Rousseau exemplifica essa situação, quando escreve que o desejo geral deve emanar de todos para ser aplicadas medidas cabíveis, ou seja, mesmo havendo a promulgação de ações para conclusão desse assunto tem tido baixa eficiência prática.
Urge, que atitudes sejam tomadas para amparar os cidadãos afetados. Sob esse aspecto, o Estado deve promover programas legislativos para as áreas educacionais, principalmente o setor financeiro, através da criação de auxílios emergenciais, além de patrocinar a saída dos alunos para empresas do ramo vigente, tendo assim a diminuição significativa da evasão escolar, para que seja possível a inserção desse grupo fragilizado na comunidade brasileira. Dessa maneira, o Brasil estaria cada vez mais próximo de concretizar a narrativa descrita por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.