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Por Kaicfabio41
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O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, afirma que "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Em síntese, tal pensamento de Paulo Freire é perceptível no cenário brasileiro, a qual a disfunção social para a educação distância para o conhecimento pleno na qual deriva para o aumento da evasão escolar no Brasil. Assim, é preciso refletir não só a Desigualdade social, que é uma das causas desse problema, como também a negligência familiar.

Nesse sentido, acredita-se que a disparidade socioeconômica contribui para adversidade em discussão. A escravidão do Brasil ficou marcada pela mão de obra dos escravizados para a exploração da região. Análogo a isso, esse processo gerou marcas profundas no desenvolvimento da sociedade brasileira, herdando a desigualdade social e a lentidão da democratização do ensino brasileiro em todo território, perpetuando até os dias atuais. Sendo assim, evidência a necessidade de desconstruir a raízes da escravidão para a valorização do ensino educacional básico.

A partir dessa óptica, vale ressaltar a displicência parental, sendo uma das principais barreiras para esse público em foco. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem como um dos seus direitos a educação e a convivência familiar. Dessa forma, é perceptível que a legislação não se aplica na realidade, visto que, a desestruturação familiar também contribui para o distanciamento do aluno a escola por conseguinte da falta de recursos financeiros a qual opta pelo trabalho externo. Portanto, é fundamental o apoio parental para a preservação do ensino brasileiro na qual tem sido desvalorizado.

Portanto, urge que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, o Ministério do Direitos Humanos - órgão responsável por promover políticas públicas para inclusão de grupos minoritários - juntamente com o Ministério da Educação - que tem a função de promover ensino de qualidade no Brasil - deve implementar incentivos da busca pela educação dos alunos afastados, por meio de inserção de benefício a famílias fragilizadas através da esfera federal. A fim de atenuar os empecilhos enfrentados pela evasão escolar no Brasil, possibilitando que não se concretize o pensamento de Paulo Freire.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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