Diante desse cenário, nota-se que a Negligência governamental é uma das razões pelo qual esse problema ainda persiste. Nessa lógica, Aristóteles diz em seu livro "Ética e Nicômaco" que a política existe para garantir a felicidade de seus cidadãos. Sendo assim, é fácil perceber que, em relação a evasão escolar essa disposição de Aristóteles não se consuma com a realidade brasileira uma vez que o poder público não cumpre o seu papel legislativo, fazendo que ocorra diversas lacunas no bem-estar social. Logo faz-se mister reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente.
Ademais, é evidente que Ineficiência legislativa é mais um dos fatores que agravam o impasse. Nessa perspectiva, o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todo ser humano nasce com liberdade e igualdade inerentes, tanto na sua dignidade como nos seus direitos. Dessa forma, é evidente que, em relação a evasão escolar essa norma não se aplica a realidade contemporânea brasileira. Logo, é intolerável que esse cenário permaneça.
Portanto, conclui-se que para a evasão escolar seja mitigado, é dever do Estado - garantir direitos fundamentais a todos os cidadãos. Nesse entanto , é dever do Governo Federal, órgão de maior poder administrativo, em conjunto com o Ministério da Educação, promover ações de integração e reintegração dos afastados nas instituições de educacionais. Nesse sentido, será possível converter o objetivo enlencado na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.