Em primeira análise, é fulcral pontuar que a carência de promoção que visem mitigar o avanço da evasão escolar no Brasil é fruto de uma baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Robbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, a falta de investimentos nos setores sociais — como a educação —, decorre de uma negligência estatal em buscar a garantia dos direitos fundamentais para todas as parcelas da sociedade, causando uma marginalização dos mais carentes, uma vez que são os mais afetados. Isto posto, tal marginalização abre margem para uma divisão social que cresce exponencialmente, visto que o pobre — ao ser marginalizado no que tange ao acesso educacional — fica mais pobre, e o rico, mais rico. Dessa forma, faz-se mister a reformulação desse quadro urgentemente, a fim de garantir os direitos fundamentais para todos — de forma igualitária.
Ademais, é imperioso ressaltar a desigualdade social como um impulsionador da problemática. Nesse viés, Simone de Beauvoir — expoente filósofa francesa — disserta que existe um apagamento crônico das minorias, tornadas irrelevantes no cotidiano. Diante tal exposto, o apagamento crônico dos mais pobres fica evidente no Brasil, visto que dados do IBGE mostram que a evasão escolar se mostra mais recorrente em famílias mais pobres. Nesse contexto, é válido afirmar que, no Brasil, há um distanciamento evidente dos mais carentes das instituições educacionais, uma vez que a desigualdade social reverbera não só na qualidade de vida dessas pessoas, mas, também, na dificuldade em estar presente nas escolas, visto que o assistencialismo público também é um agente inerte. Nesse sentido, é visível que a chaga elencada possui muitos entraves, que necessitam de um olhar crítico.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção efetiva para mitigar os efeitos da problemática em questão. Dessarte, é dever do Governo Federal, órgão de maior poder administrativo, em conjunto com o Ministério da Educação, promover ações de integração e reintegração dos afastados nas instituições de educacionais. Para isso, é necessário realizar inovações das escolas, com criações de novas matérias na grade curricular para o incentivo escolar e a implementação de um ensino integral, a fim de instigar os jovens a se interessarem em continuar a aprender e ingressarem no ensino superior. Também é dever do Estado, garantir melhor qualidade de transporte e moradia, para que os mais carentes tenham a possibilidade de ingressarem nas escolas. Tais ações, visam garantir a manutenção dos jovens na educação e a plena cidadania de todos os setores sociais. Assim, o "Brasil perfeito" de Policarpo poderá caminhar ao pleno progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.