Avatar do usuário
Por Isabelavg
Quantidade de postagens
#124200
Na obra literária "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", do autor Lima Barreto, emerge Policarpo, uma figura ultranacionalista que idealiza um "Brasil perfeito". Entretanto, fora da obra, essa idealização torna-se utópica, uma vez que o grave aumento da evasão escolar no Brasil abre margem para a marginalização de uma parcela da sociedade verde-amarela. Sob essa ótica, torna-se imperioso analisar duas causas dessa problemática: a negligência estatal e a estratificação social.

Em primeira análise, é fulcral pontuar que a carência de promoção que visem mitigar o avanço da evasão escolar no Brasil é fruto de uma baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Robbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, a falta de investimentos nos setores sociais — como a educação —, decorre de uma negligência estatal em buscar a garantia dos direitos fundamentais para todas as parcelas da sociedade, causando uma marginalização dos mais carentes, uma vez que são os mais afetados. Isto posto, tal marginalização abre margem para uma divisão social que cresce exponencialmente, visto que o pobre — ao ser marginalizado no que tange ao acesso educacional — fica mais pobre, e o rico, mais rico. Dessa forma, faz-se mister a reformulação desse quadro urgentemente, a fim de garantir os direitos fundamentais para todos — de forma igualitária.

Ademais, é imperioso ressaltar a desigualdade social como um impulsionador da problemática. Nesse viés, Simone de Beauvoir — expoente filósofa francesa — disserta que existe um apagamento crônico das minorias, tornadas irrelevantes no cotidiano. Diante tal exposto, o apagamento crônico dos mais pobres fica evidente no Brasil, visto que dados do IBGE mostram que a evasão escolar se mostra mais recorrente em famílias mais pobres. Nesse contexto, é válido afirmar que, no Brasil, há um distanciamento evidente dos mais carentes das instituições educacionais, uma vez que a desigualdade social reverbera não só na qualidade de vida dessas pessoas, mas, também, na dificuldade em estar presente nas escolas, visto que o assistencialismo público também é um agente inerte. Nesse sentido, é visível que a chaga elencada possui muitos entraves, que necessitam de um olhar crítico.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção efetiva para mitigar os efeitos da problemática em questão. Dessarte, é dever do Governo Federal, órgão de maior poder administrativo, em conjunto com o Ministério da Educação, promover ações de integração e reintegração dos afastados nas instituições de educacionais. Para isso, é necessário realizar inovações das escolas, com criações de novas matérias na grade curricular para o incentivo escolar e a implementação de um ensino integral, a fim de instigar os jovens a se interessarem em continuar a aprender e ingressarem no ensino superior. Também é dever do Estado, garantir melhor qualidade de transporte e moradia, para que os mais carentes tenham a possibilidade de ingressarem nas escolas. Tais ações, visam garantir a manutenção dos jovens na educação e a plena cidadania de todos os setores sociais. Assim, o "Brasil perfeito" de Policarpo poderá caminhar ao pleno progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Isabelavg
Quantidade de postagens
#124308
@Drpdc oi, pode corrigir essa redação? Agradeço desde já.
0
Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#124323
Isabelavg escreveu:@Drpdc oi, pode corrigir essa redação? Agradeço desde já.
Olá bom dia Tudo bem?
Eu li sua redação e confesso que gostei muito da sua redação.
Ela está bem escrita e coesa.
Sua argumentação está excelente também.
Dei 200 nas 5 competências porque vc mereceu!
Parabéns é continue assim 💪💪💪
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O aumento da evasão escolar no Brasil
por laladiasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por laladiasc
O aumento da evasão escolar no Brasil
por livvvwia    - In: Outros temas
9 Respostas 
205 Exibições
por Felipe082
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Ge1406    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Ge1406
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Biacaldas    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por Biacaldas
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Biacaldas    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Biacaldas
O aumento da evasão escolar no brasil
por brusxy    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por brusxy
O aumento da evasão escolar no Brasil”
por Sarah5543    - In: Outros temas
0 Respostas 
33 Exibições
por Sarah5543
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Teux3391    - In: Outros temas
1 Respostas 
142 Exibições
por Teux3391
Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por carlacruz    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por carlacruz
Aumento da evasão escolar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
6 Respostas 
220 Exibições
por arthur9977
Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM