Nesse contexto, é válido ressaltar que a omissão estatal corrobora para a perpetuação do problema em questão. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Entretanto, os índices de abandono escolar mostra que o estado não tem cumprido seu dever, visto que o que é garantido na carta magna não é efetivado em prática, escancarando um displicência por parte do Estado. Além disso, a ausência de medidas governamentais que visem motivar o retorno desses alunos ao âmbito escolar agrava o problema em pauta. Sendo assim, fica evidente que tema em foco é deixado em último plano pelo poder público.
Ademais, é importante salientar que a desigualdade social é um dos principais fatores que fortalecem o entrave discussão. Nesse viés, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, mostra que aproximadamente quatro em cada dez jovens que não concluíram o ensino médio precisaram deixar as salas de aula para trabalhar. Nessa óptica, os dados revelam que em virtude de problemas socioeconômicos muitos jovens são obrigados a se ausentar de suas vidas acadêmicas e se inserirem no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Consequentemente, esses indivíduos não têm a oportunidade de se qualificar e permanecem no mesmo cenário de condições precárias. Dessa forma, faz-se necessário medidas que visem superar o problema.
Portanto, afim de minimizar o aumento da evasão escolar no Brasil, medidas devem ser tomadas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela elaboração de políticas educacionais, investir em auxílios financeiros que visem amparar os alunos que vivem em situações vulneráveis. Isso pode se feito por meio de programas de assistência social, como bolsa estudo. Feito isso, o que é retratado no filme "Escritores da liberdade" não será mais um desafio para a nação brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.