Diante desse cenário,é crucial salientar que a omissão estatal é o principal empecilho no combate ao aumento da evasão escolar no Brasil. Sobre essa Ótica. John Locke célebre filósofo, afirma que o estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo no entanto a máquina administrativa rompe com a teoria de Locke, pois é inoperante em elaborar políticas públicas eficientes em prol de combater o crescimento do abandono escolar no Brasil, uma vez que a taxa de crianças e adolescentes fora da escolar cresceu para 244 mil, segundo o G1, e pouco e feito para impedi-lo. Dessa maneira, sem o apoio necessário do governo, o a expansão da desistência escolar no Brasil, tem sua intervenção dificultada.
Ademais, silêncio da sociedade é outra preocupação em relação o aumento da fuga escolar no Brasil. Nesse sentido, o escritor irlandês Oscar Wilde defende que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.Contudo,seja porque são raramente orientadas pelos veículos de comunicações midiáticos, as pessoas tornam-se indiferentes ao crescimento da evasão escolar no Brasil,visto que não demonstram sua insatisfação para mudar esse cenário,acomodando- se na esperança de que o governo promova a mudança desejada, o que não ocorre,limitando o avanço nessa questão . Posto isso,é inadmissível que esse cenário caótico continue a perdura.
Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o crescimento da evasão escolar no Brasil. Nesse sentido o Governo estadual,órgão com função de zelar pelo povo, precisa investir em recursos, por meio de verbas a fim de realizar palestras e debates com intuito de minimizar essa controversa. Tal ação pode ser realizada através da divulgação das pautas do eventos e a indicação do horário, da data e do local tudo publicado e compartilhado em redes sociais, tais como o istragram e o facebook, pois são plataformas de amplo alcance nacional . Dessa forma, o Estado desempenhará o seu papel social e proporcionará a igualdade previsto na Carta Magna do País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada