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Por Flavia25
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No filme "Central do Brasil", do diretor Walter Salles, a personagem principal Dora - interpretada por Fernanda Montenegro - é uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas em uma região onde o índice de analfabetismo na população é relativamente alto. O filme mostra como a vulnerabilidade social e econômica pode afetar diretamente a educação, tanto em termos de permanência quanto em termos de qualidade. Apesar de o filme ter sido lançado em 1999, é uma pauta que continua atual e um problema que ainda não foi completamente erradicado. Isso leva a uma série de questionamentos: Como assegurar a permanência de alunos nas escolas se eles lidam com um sistema precário e falta de apoio socioeconômico?

A evasão escolar por questões sociais e econômicas é algo que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo, e estima-se que tenha havido um aumento significativo durante e após a pandemia de COVID-19. Analisando os dados, é possível observar essa disparidade, na qual, de 2019 - início da pandemia - até 2021 - seu auge -, houve um aumento de cerca de 171%. A pandemia teve impactos significativos na economia, o que ocasionou o aumento da pobreza no Brasil. Portanto, é possível prever a causa, somada a outros desafios que sempre estiveram presentes no ambiente escolar, como a falta de acolhimento e estímulo educacional.

É importante frisar também que é um problema que afeta em sua maioria as escolas públicas, onde é possível observar uma grande falta de investimento por parte dos órgãos governamentais. Segundo estatísticas, a evasão escolar em escolas particulares é mais baixa em comparação com as escolas públicas.

Portanto, é fundamental que um problema como esse necessite de uma mudança partindo de uma abordagem governamental. É responsabilidade do estado assegurar a permanência dos alunos nas escolas, seja por meio da implementação de políticas que tenham como finalidade o incentivo educacional, com o objetivo de tornar um ambiente seguro e acolhedor, aumentando também o interesse e a curiosidade dos alunos, assim como o auxílio financeiro para os alunos que estão em maior situação de vulnerabilidade. Assim como no artigo 5º da Constituição, todo cidadão merece o direito à educação, e o governo deve assegurar isso, proporcionando um sistema justo e equitativo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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