A evasão escolar por questões sociais e econômicas é algo que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo, e estima-se que tenha havido um aumento significativo durante e após a pandemia de COVID-19. Analisando os dados, é possível observar essa disparidade, na qual, de 2019 - início da pandemia - até 2021 - seu auge -, houve um aumento de cerca de 171%. A pandemia teve impactos significativos na economia, o que ocasionou o aumento da pobreza no Brasil. Portanto, é possível prever a causa, somada a outros desafios que sempre estiveram presentes no ambiente escolar, como a falta de acolhimento e estímulo educacional.
É importante frisar também que é um problema que afeta em sua maioria as escolas públicas, onde é possível observar uma grande falta de investimento por parte dos órgãos governamentais. Segundo estatísticas, a evasão escolar em escolas particulares é mais baixa em comparação com as escolas públicas.
Portanto, é fundamental que um problema como esse necessite de uma mudança partindo de uma abordagem governamental. É responsabilidade do estado assegurar a permanência dos alunos nas escolas, seja por meio da implementação de políticas que tenham como finalidade o incentivo educacional, com o objetivo de tornar um ambiente seguro e acolhedor, aumentando também o interesse e a curiosidade dos alunos, assim como o auxílio financeiro para os alunos que estão em maior situação de vulnerabilidade. Assim como no artigo 5º da Constituição, todo cidadão merece o direito à educação, e o governo deve assegurar isso, proporcionando um sistema justo e equitativo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.